O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, apelou hoje aos governos da zona do euro que implementem reformas estruturais de forma a garantir que as taxas de juros subam com segurança dos baixos níveis atuais.

“Precisamos de reformas estruturais para elevar o potencial de produção na zona do euro e impulsionar as taxas de juros no longo prazo”, afirmou Draghi, em discurso de abertura de uma conferência do BCE.

Nos últimos tempos, Draghi tem reiterado o apelo por reformas econômicas, em meio a preocupações de que os principais bancos centrais estejam chegando ao seu limite de estimular a economia por meio da política monetária.

Na última segunda-feira, em discurso ao Parlamento europeu, Draghi alertou que as medidas do BCE tiveram efeitos colaterais adversos e não foram suficientes para garantir o crescimento sustentado. Segundo ele, o BCE criou uma força tarefa para examinar diferentes tipos de reformas econômicas.

Hoje, Draghi também comentou que os dirigentes de política monetária sabem pouco sobre como novas ferramentas utilizadas nos últimos anos, incluindo compras de bônus soberanos, afetam a distribuição da riqueza.

“Precisamos entender o equilíbrio ideal das ferramentas de política, em termos de eficiência e igualdade”, disse Draghi. “Pouco se sabe até o momento das consequências distributivas das ferramentas não convencionais que temos usado”, completou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias