Reforma ‘vanguardista’ do estádio do Real Madrid começará ao fim da temporada

A reforma destinada a fazer do estádio Santiago Bernabéu um recinto “vanguardista” começará ao fim da temporada, anunciou nesta terça-feira o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez.

“Durante este mês de abril procederemos à adjudicação destas obras com o objetivo de começar o mais breve possível quando terminar esta temporada”, disse Pérez durante um evento de apresentação da futura reforma do estádio madridista.

Acompanhado pela prefeita de Madri, Manuela Carmena, Pérez afirmou que o novo Santiago Bernabéu “vai se tornar uma peça fundamental do Real Madrid do futuro e também da cidade de Madri” com um custo de cerca de 525 milhões de euros.

As obras não só serão feitas na reforma do estádio mas também na remodelação de seu entorno, com a criação, entre outros, de dois novos parques.

“Vai servir para melhorar todo o entorno urbano”, acrescentou Pérez, que deu detalhes sobre como será o novo estádio, que terá como uma de suas grandes inovações um teto retrátil.

– Coberto por uma ‘pele de aço’ –

“O novo estádio vai apresentar uma imagem envolvente graças a uma pele de faixas de aço e linhas variáveis que vão permitir iluminar e projetar imagens”, disse Pérez na tribuna de honra do estádio.

“Um projeto que inclui uma cobertura fixa e outra retrátil sobre o gramado, que vão permitir que todas os lugares fiquem protegidos”, garantiu o presidente do clube.

“Esta reforma vai eliminar as barreiras arquitetônicas e vai criar cerca de 1.000 locais para pessoas com necessidades especiais”, acrescentou Pérez, embora a capacidade do estádio seguirá sendo de 81.000 lugares.

A reforma vai melhorar os acessos dentro do estádio e terá novas ofertas de lazer e serviços para os espectadores.

“A tecnologia será pioneira e essencial nesta grande reforma, com um espaço dedicado aos e-sport e um placar eletrônico de 360 graus, que será um dos elementos emblemáticos do novo estádio”, assegurou o presidente merengue.

“Queremos que seja o grande estádio digital do futuro”, garantiu o dirigente, que também prometeu que “o atual museu será ainda mais impressionante, com muitas superfícies, vai ser criado um novo museu interativo”.

– Custo de cerca de 525 milhões de euros –

Pérez não voltou a falar do custo da reforma nesta terça-feira, mas em setembro passado, durante a assembleia de sócios do clube, informou que o clube havia solicitado um empréstimo de longo prazo de ao menos 525 milhões de euros para financiar esta reforma, que tem previsão de conclusão em 2022.

A remodelação do estádio Santiago Bernabéu ia ser financiada em um primeiro momento por um acordo com o fundo de investimento IPIC, propriedade dos Emirados Árabes, que daria seu nome, mas que recuou unilateralmente.

Pérez havia dito em setembro que o empréstimo vai custar cerca de 25 milhões de euros por ano ao clube, sem “nenhum impacto em sua atividade esportiva”, e o estádio concluído permitirá obter 150 milhões de euros a mais por ano.

O Real Madrid, atual tricampeão da Europa, voltou a ser o clube de futebol com mais lucros do mundo, segundo a consultoria Deloitte.

Em 2017-2018, o clube madrilenho registrou uma receita de 750,9 milhões de euros.

Os dois grandes rivais do Real Madrid, o Barcelona e o Atlético, também embarcaram em novos projetos.

O Barça lançou um vasto projeto de renovação do Camp Nou e seus arredores, enquanto que o Atlético de Madrid se mudou em 2017 do Vicente Calderón para o novo estádio Metropolitano.

gr/pm/aam