Rede de delivery de comida japonesa prevê faturamento de R$ 32 milhões

Durante a pandemia, o hábito de pedir comida em casa cresceu com as restrições de atividades, sobretudo devido ao fechamento do atendimento presencial dos restaurantes, que tiveram que aderir ao delivery para garantir sua sobrevivência. Foi nesse cenário que as dark kitchens ou cozinhas fantasmas, como são chamados os negócios que funcionam com atendimento exclusivo de entregas, ganharam ainda mais projeção no mercado de alimentação. É o caso da Home Sushi Home, que entrega na casa do cliente o melhor da gastronomia japonesa, a queridinha de boa parte dos brasileiros.

A primeira unidade, fundada em 2016 em João Pessoa (PB) pelo advogado Amauri Sales de Melo (31) e pelo fazendeiro Bartolomeu Ferreira Lima (33), embora tivesse um espaço físico, já contava com aplicativo próprio de entrega, um grande diferencial em relação aos modelos convencionais de negócios gastronômicos que existiam na época. Com a popularidade, no fim de 2017, receberam uma proposta de um grupo de empresários para expandir a marca através do franchising. Formataram o modelo e optaram por uma franquia dark kitchen, deixando o conceito da marca Home Sushi Home, que remete à expressão em inglês “lar doce lar”, ainda mais explícita. Todos os ingredientes utilizados nos pratos foram padronizados e, já que a rede está ancorada ao delivery, as embalagens foram pensadas para que pudessem ´viajar´ bem como manter o visual e a temperatura adequada dos pratos. A proposta, com isso, é levar a experiência de estar em um restaurante para dentro da casa do cliente.

O resultado de pouco mais de três anos, contato desde o início desta expansão, provou que a união dos empresários e de suas expertises um tanto quanto ´diferentes´ para um negócio focado em gastronomia oriental foi positiva: R$ 18,5 milhões em faturamento e mais de 20 unidades operando em todas as regiões do Brasil. Em janeiro deste ano, a rede ainda comprou 50% da Pizza Fetta, uma marca que também nasceu em João Pessoa (PB), e que acaba de ser formatada em franquia, já com sua segunda unidade em fase de implantação em Natal (RN). De acordo com Amauri Sales e Bartolomeu Ferreira, a ideia é otimizar e reduzir o custo de operação das duas marcas que atuam exclusivamente com delivery e no formato dark kitchen, já que podem compartilhar a infraestrutura e logística já existente, além de ganhar escalabilidade.

Atualmente o faturamento da Home Sushi Home é baseado em 72% através de aplicativo próprio, 30% advinda de marketplaces e 3% vendas via telefone. A franquia opera com dois modelos de negócios, um voltado para cidades com até 600 mil habitantes e outro para municípios acima deste número, com investimentos iniciais de R$ 140 mil e R$ 156 mil, respectivamente. Esse ano, a meta é alcançar uma receita de R$ 32 milhões e chegar a 70 unidades espalhadas pelo país.