ROMA, 9 DEZ (ANSA) – A Red Bull Racing oficializou nesta terça-feira (9) a saída do austríaco Helmut Marko do cargo de consultor da equipe de Fórmula 1. A decisão da escuderia de Milton Keynes finalizou uma parceria de 20 anos.
Figura influente e controversa da marca de bebidas, Marko tinha contrato válido por mais uma temporada, mas já indicava que não iria seguir no projeto para 2026, principalmente depois de Max Verstappen perder o título mundial para Lando Norris, da McLaren.
Em um comunicado, o CEO da Red Bull, Oliver Mintzlaff, “lamentou profundamente” a decisão de Marko em deixar a equipe de F1.
“Helmut me procurou com o desejo de encerrar sua função como consultor de automobilismo no final do ano. Lamento profundamente a sua decisão, já que ele tem sido uma figura influente por mais de duas décadas, e sua saída marca o fim de uma era extraordinária”, afirmou o dirigente alemão.
Já o francês Laurent Mekies, chefe de equipe da Red Bull, avaliou que o colega austríaco, de 82 anos, “foi a força motriz” para levá-lo de volta ao time de Milton Keynes. Ele acrescentou que Marko sempre levou todos “ao limite”. (ANSA).