Recodificação mental: Especialista Yuri Utida explica como funciona a técnica

Recodificação mental: Especialista Yuri Utida explica como funciona a técnica

Uma nova técnica para motivação pessoal está ganhando espaço no mercado. Especialista em neurociência comportamental, Yuri Utida explica que a recodificação mental é baseada em uma junção de técnicas das ciências comportamentais — psicologia positiva, financeira, economia comportamental e neurociência —, para reverter padrões mentais negativos, que influenciam diretamente em vários aspectos da vida do indivíduo.

“São esses padrões que condicionam as pessoas a vidas de escassez, de medo, de sofrimento, de insegurança, e as prende na falta de coragem de ousar, de buscar uma vida melhor, pois possuem uma mente codificada em moldes de procrastinação e escassez. Ao passar por esse processo, a pessoa começa a ter mais clareza, velocidade de ação e poder de decisão para alcançar os objetivos e viver uma vida mais plena, divertida e leve”, explica o neurocientista.

Padrões mentais

Yuri Utida destaca que o cérebro funciona de maneira semelhante a um computador, baseado em “programas” que influenciam diretamente na forma como o indivíduo enxerga a realidade e lida com ela. Esses padrões mentais são construídos ainda na infância, com base no ambiente e nas pessoas com as quais esse indivíduo conviveu enquanto estava amadurecendo.

“A mente de uma criança não tem a maturidade de filtrar o que é ou não um padrão nocivo ou uma crença limitante.Logo, as informações passadas pelos pais e pelas pessoas dos ambientes que frequentam constituem a forma como essa criança irá pensar. Caso a criança cresça em um ambiente no qual o dinheiro é visto como algo sujo e que corrompe, essa ‘certeza’ ficará incrustada no cérebro mais primitivo, mais emocional, afetando diretamente a relação que essa pessoa terá com as finanças no futuro”, exemplifica o especialista em neurociência comportamental .

Yuri Utida destaca que essas crenças ficam tão profundamente gravadas na mente das pessoas que fica difícil lutar contra elas sem um método. Isso porque para fazer uma recodificação mental é preciso mudar os caminhos neurais que o cérebro está acostumado a fazer ao tomar uma decisão.

“Por isso, é necessário o acompanhamento com algum mentor que dê o caminho das pedras para mudar esses padrões e criar novas alternativas com base na neuroplasticidade — característica do cérebro que o torna flexível, adaptável. Esse órgão pode mudar as ligações e os caminhos neurais entre as células, ou seja: pode mudar os padrões mentais dos padrões de pensamento que nós temos”, explica.

Benefícios

A recodificação mental pode beneficiar todas as áreas da vida de uma pessoa, desde relacionamentos, saúde e bem-estar, até carreira e vida financeira. “Quando você passa por esse processo de questionamento, de desconstrução e de reconstrução de novos padrões, cria padrões muito mais positivos de mais produtividade, de sucesso e toda a sua vida anda”, garante.

A forma mais simples de entender se uma pessoa precisa passar por uma recodificação mental é olhar a vida que ela vive no momento e se questionar sobre o nível de satisfação sobre ela. “Você deve analisar cada uma das áreas da sua vida: a profissional, a financeira, a física e os relacionamentos. Se você se vir preso nos mesmos ciclos, de começar e não terminar, ou começar e não ter sucesso, é possivelmente você está preso em padrões mentais de escassez e algo precisa ser feito. Esse algo é justamente um processo de recodificação mental”, pontua.