Economia

Receita libera consulta ao terceiro lote de restituição do IR

Receita libera consulta ao terceiro lote de restituição do IR

A Receita Federal liberou nesta quarta-feira, 8, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018. O lote também contempla restituições de quem caiu na malha fina entre 2008 e 2017. A consulta poderá ser feita por telefone (146) e pela internet.

De acordo com a Receita, o crédito bancário dos 2.852.737 contribuintes elegíveis no lote desta quarta será concedido no dia 15 de agosto. Ao todo, serão R$ 3,6 bilhões, dos quais R$ 342 milhões referem-se ao montante destinado a contribuintes com prioridade, incluindo 5.493 contribuintes idosos acima de 80 anos, 43.345 idosos com idade entre 60 e 79 anos, 7.913 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e outros 77.492 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A consulta ao lote do IR poderá ser feita por telefone via Receitafone 146 ou pelo site da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br). A consulta online permite visualizar o extrato da declaração e checar inconsistências de dados identificadas pelo servidor. Neste caso, o contribuinte pode fazer uma autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso não seja feito o resgate, o contribuinte deverá requerer o crédito pela internet por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço “Extrato do Processamento da DIRPF”.

Em caso do montante não ser creditado, o contribuinte deverá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para as centrais de atendimento pelos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais municípios). Contribuintes com deficiência auditiva deve ligar para o número 0800-729-0088. O atendimento deverá agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em nome do contribuinte em qualquer banco.


+ Advogada é morta e tem corpo carbonizado no Rio de Janeiro
+ Morre Liliane Amorim, influencer de Juazeiro do Norte, após complicações da realização de lipoaspiração

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Atriz e modelo sul-coreana Song Yoo-jung morre aos 26 anos
+ Pais matam as 2 filhas para provar que elas voltariam a vida
+ Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra! + Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel