Receita do Facebook fica abaixo do esperado e ação cai 20% no after hours em NY

O Facebook apresentou lucro líquido de US$ 5,106 bilhões no segundo trimestre deste ano, o equivalente a US$ 1,74 por ação, representando um avanço de 31% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o ganho foi de US$ 3,894 bilhões, ou US$ 1,32 por ação. O resultado veio acima do esperado por analistas consultados pela FactSet, que previam lucro de US$ 1,71 por ação.

A receita da companhia no período entre abril e junho foi de US$ 13,231 bilhões, um avanço de 42% em relação à receita de US$ 9,321 bilhões registrada no mesmo período de 2017. Analistas consultados pela FactSet esperavam que a receita mostrasse avanço maior, para US$ 13,35 bilhões. A receita de publicidade para aparelhos móveis representou 91% da receita de publicidade no segundo trimestre, em comparação com aproximadamente 87% da receita de publicidade entre abril e junho de 2017.

“Nossa comunidade e nossos negócios continuam a crescer rapidamente”, disse o presidente-executivo (CEO) da companhia, Mark Zuckerberg. “Estamos comprometidos em investir para manter as pessoas seguras e protegidas e continuar construindo novas maneiras significativas de ajudar as pessoas a se conectarem”, apontou Zuckerberg em breve comentário divulgado junto com os números da companhia.

De acordo com o Facebook, o número de usuários ativos diários foi de 1,47 bilhão no fim de junho, um avanço de 11% na comparação anual. O resultado, no entanto, mostra desaceleração em relação ao fim de março, quando houve avanço de 13% nesse indicador. Já o número de usuários ativos mensais estava em 2,23 bilhões no fim do mês passado, marcando uma alta de 11% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

No after hours em Nova York, a ação do Facebook se firmou em forte baixa e chegou a recuar 10% com os resultados da companhia. Às 18h38 (de Brasília), o papel do Facebook cedia 20,09%, a US$ 173,80.