O conceito de rebranding é frequentemente mal aplicado. Não é incomum escutar: “Fizemos o rebranding da marca, atualizamos o logo da empresa“. O processo de atualizar o logo, ou a identidade visual, não necessariamente é sinônimo de rebranding. Pois rebranding envolve uma mudança mais abrangente e profunda. Para compreender a razão por trás disso, precisamos dar um passo para trás e falar da definição de logo e de marca.

Vamos começar pelo logo e, também, pelo próprio nome da empresa, esses componentes são símbolos da organização. Ou seja, um símbolo é elemento que representa algo mais amplo e abstrato. A palavra-chave aqui é “representar”, em contraposição ao termo “ser”. O logo está ligado ao verbo representar, enquanto a marca é conectada ao verbo ser.

Isso não diminui a importância dos símbolos. Eles compõem e representam a marca, e inclusive em alguns casos, esses símbolos podem ser valiosíssimos e mundialmente conhecidos. Como o icônico logo da Nike, um elemento marcante da identidade da empresa. Mas nem mesmo o logo da Nike, é a marca da Nike, ele é uma representação da marca da empresa.

Agora, vamos olhar para o conceito de marca com mais atenção. Existem diversas definições sobre o que é marca, mas definitivamente há um consenso inequívoco de que marca é mais do que um logo ou nome. Gosto muito da definição de David Aaker, professor da universidade Berkley, e um dos maiores especialistas em branding, ele diz: “Muito mais do que um nome e um logo, ela é a promessa de uma empresa ao cliente de concretizar aquilo que ela simboliza em termos de benefícios funcionais, emocionais, de autoexpressão e sociais.” Ele ainda vai mais longe e acrescenta: “Mas uma marca é mais do que uma promessa. Ela também é uma jornada, uma relação que evolui com base em percepções e experiências que o cliente tem todas as vezes que estabelece uma conexão com a marca.” Explorar essa definição já daria um novo artigo, mas um aspecto fundamental para mim é que ela evidencia que marca é algo vivo e maior do que os símbolos que a circundam.

Portanto, retomando ao nosso ponto de partida, ao atualizar o logo da empresa, terá ocorrido um processo de redesign, mas não de rebranding. Uma vez que para realizar o rebranding, teria que revisitar questões como o posicionamento da marca, a experiência do consumidor e outras questões estratégicas.