Rebeca Andrade, principal ginasta brasileira e forte candidata a conquista de medalhas em Paris 2024, já demonstrou que foi para a França em busca de fazer história. Nesta quinta-feira, 25, Rebeca inscreveu um novo salto para a disputa da prova mais aguardada pelo torcedor brasileiro

Atual campeã da prova do salto na Olimpíada, Rebeca apresentou ao Comitê Técnico Feminino o desejo de executar o Triplo Twist Yurshenko, um tipo de movimento que jamais foi executado em competições oficiais da modalidade.

+ Paris 2024: Marcus D’Almeida termina o ranqueamento em 17º no tiro com arco; equipes mistas fica em 10º
+ Paris 2024: Ana Luiza Caetano bate recorde pessoal em fase classificatória do tiro com arco
+ Paris 2024: Brasil estreia com vitória sobre a Espanha no handebol feminino
+ Paris 2024: Brasil vence Nigéria na estreia do torneio de futebol feminino

Após análise do Comitê, foi definido que o salto tem um grau seis de dificuldade e a boa execução pode determinar uma nota alta para a brasileira. O TTY, como é conhecido, consiste na execução de três “twists”, também conhecido como “piruetas”.

Por ser um salto inédito em competições da Federação Internacional de Ginástica (FIG) e sem código definido da ginástica artística, Rebeca pode fazer história ao batizar o seu nome no movimento.

No começo de julho foi divulgado um vídeo dos treinos de Rebeca Andrade em que mostrava a ginasta tentando realizar o salto, podendo ser uma “palhinha” do que está por vir.

 

Efeito Simone Biles?

Durante os treinos do pódio, espécie de ensaio geral preparatório para as disputas da ginástica, Rebeca assistiu de perto a grande apresentação de sua principal adversária, a norte-americana Simone Biles, que cravou um salto impressionante durante o treinamento.

Dessa forma, Rebeca sabe que a disputa pela medalha de ouro será definida no detalhe e, por isso, pode apostar no salto inédito e bastante complexo.

Quando começa a ginástica artística em Paris 2024?

As disputas da ginástica artística vão começar no próximo sábado, 27, com a rodada de classificação do torneio masculino em todas as provas: salto, barras paralelas, barra fixa, argolas, cavalo com alças, solo, individual geral e por equipes.  O Brasil terá nas disputas individuais Arthur Nory e Diogo Soares.

Já no domingo, 28, é a vez das meninas do Brasil entrarem em ação nas provas do salto, solo, traves assimétricas, trave de equilíbrio, individual geral e por equipes. No total a delegação brasileira contará com 5 ginastas na disputa. Além de Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares representarão o país na França.