A brasileira Rebeca Andrade, atual campeã olímpica da prova, conquistou neste sábado (23) o título mundial do salto, assim como a medalha de prata nas barras assimétricas, no penúltimo dia do Mundial de Ginástica Artística em Kitakyushu (Japão).

Rebeca, 22 anos, levou o ouro ao registrar a média de 14,966 pontos após dois saltos. A italiana Asia D’Amato ficou com a medalha de prata (14,083 pts) e a russa Angelina Melnikova com o bronze (13,966).

Campeã do salto e vice-campeã do individual geral nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Rebeca optou por se concentrar nas finais por aparelhos no Mundial de Kitakyushu.

Duas horas depois da final do salto, a jovem brasileira retornou ao local de competição para a disputa de medalhas das barras assimétricas e conquistou a prata.

Rebeca conseguiu 14,633 pontos, assim como a chinesa chinesa Luo Rui, mas a brasileira ficou em segundo lugar no critério desempate. A medalha de ouro foi conquistada por outra chinesa Wei Xiaoyuan, de 17 anos, com 14,733 pontos.

“Se quisesse participar no individual geral, teria que ter treinado ainda mais e não teria respondido tão bem nas finais por aparelhos”, declarou a ginasta paulista.

“Minha equipe respeitou minha decisão (de não participar do individual geral) e sempre respeita minhas decisões, tanto na minha carreira esportiva quanto na vida pessoal”, completou.

No domingo, Rebeca disputará a final da trave.

./jr/gf/iga/fp