O reality ‘Melhor carpinteiro do Reino Unido teve sua estreia suspensa após os espectadores apontarem que as tatuagens no rosto de um participante teriam apologia ao nazismo.

O programa iria estrear na próxima quinta (22) e Darren Lumsden já tinha sido anunciado como um dos concorrentes ao prêmio. “Conheça o Lenhador, o cara-com-todas-as-tatuagens ou Darren, como gostamos de chamá-lo”, afirmava a postagem, que depois foi apagada.

O público notou que Darren tem o número “88” tatuado na bochecha, que faz referência à saudação “Heil Hitler”. O número 8 seria o mesmo que “H”, a oitiva letra do alfabeto.

O número pode ser referência às 88 palavras do livro “Minha Luta”, escrito por Hitler. A simbologia é descrita pela organização judaica, Liga Antidifamação, como “um dos símbolos mais comuns da supremacia branca”.

Darren se defendeu e disse que o “88” fazia referência ao ano em que o pai faleceu.

Porém, outros indícios foram encontrados. O carpinteiro tem o número 23 e 16 desenhados nas têmporas, o que significaria “white power” (poder branco, em inglês).

Outras duas marcas também estão presentes no corpo de Lumsden, de acordo com o público. Há o número 14, que se refere ao slogan supremacista branco “14 palavras”; e ainda uma tatuagem que lembra um raio, mas é uma runa sig, usada para simbolizar a “vitória nazista”.