O meia da seleção croata Mateo Kovacic, que jogava no Chelsea emprestado pelo Real Madrid, foi transferido definitivamente ao time londrino, anunciaram nesta segunda-feira os dois clubes, em uma operação avaliada em 45 milhões de euros segundo a imprensa.

“O Chelsea está feliz de anunciar que chegamos a uma boa conclusão da contratação definitiva de Mateo Kovacic procedente do Real Madrid”, escreveu o clube inglês em um comunicado.

“Kovacic assinou um contrato de cinco anos e será membro de nosso elenco para 2019-2020”, acrescentou o Chelsea, sem dar detalhes sobre o montante da operação.

Segundo o site do jornal esportivo espanhol Marca, o Real Madrid “vai receber 45 milhões de euros” pelo meia de 25 anos. Já a imprensa britânica menciona um pagamento de 40 milhões de libras (44,7 milhões de euros) pelo croata, que chegou em 2015 a Madri vindo da Inter de Milão por 30 milhões de euros.

Kovacic conquistou três Ligas dos Campeões consecutivas com o time madrilenho entre 2016 e 2018 antes de assinar com o Chelsea, time com o qual conquistou a Liga Europa em maio.

Por já estar no Chelsea na última temporada, Kovacic escapa à proibição de contratar imposta ao clube londrino até o final de janeiro de 2020, uma medida adotada pela Fifa devido a irregularidades em contratações de jogadores menores de idade.

O Chelsea apelou ao Tribunal Arbitral do Esporte para tentar anular essa sanção.

Segundo a imprensa inglesa, a opção de compra estava incluída no contrato de cessão inicial.

A venda de Kovacic se soma à de Marcos Llorente, que se transferiu para o Atlético de Madrid por 40 milhões de euros, e marca a política de vendas do time da capital londrina para poder equilibrar a balança de gastos depois de ter desembolsado mais de 300 milhões de euros nesta janela de transferências.

jed/mca/iga/gh/aam