O Real Madrid começa nesta quarta-feira sua temporada oficial em busca do primeiro título em disputa na Europa, a Supercopa da Uefa, na qual o time merengue é o favorito no duelo em contra o Eintracht Frankfurt, que será disputado em Helsinque (Finlândia).

O clube espanhol, quatro vezes campeão do torneio, não tem boas lembranças de sua última participação na Supercopa, já que foi derrotado em 2018 pelo o Atlético de Madrid.

Nos amistosos de pré-temporada nos Estados Unidos, o Real Madrid empatou com Barcelona (1 a 1) e América do México (2 a 2) e venceu a Juventus (2 a 0).

Agora a preparação terminou e chegou a hora da verdade, já que quatro dias depois da Supercopa da Uefa o time estreia no Campeonato Espanhol contra o Almería.

“É preciso levar em conta os ganhadores da Champions. Jogar a Supercopa é, na verdade, uma continuação da temporada passada”, disse o técnico Carlo Ancelotti aos jornalistas durante a excursão pelos EUA.

Já o Eintracht, campeão da Liga Europa, chega para o confronto com novas caras, entre elas o meia alemão Mario Götze e o atacante argentino Lucas Alario.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“Formamos uma equipe compacta e nos reforçamos. Fortalecemos o espírito de equipe e estamos preparados para coisas grandes”, disse recentemente ao site do clube o atacante Rafael Santos Borré, que fez o gol do time na final da Liga Europa.

O Eintracht chega à Supercopa da Uefa com mais rodagem competitiva que o Real Madrid, mas com dúvidas sobre seu nível atual. Disputou dois jogos oficiais, com resultados muito opostos: venceu por 4 a 0 o modesto Magdeburg na primeira rodada da Copa da Alemanha e foi atropelado em casa pelo Bayern de Munique por 6 a 1 na estreia no Campeonato Alemão.

– Impedimento semiautomático –

O único confronto entre Real Madrid e Eintracht Frankfurt na história aconteceu em 1960, na final da Copa da Europa – atual Liga dos Campeões – e foi um jogo memorável: os espanhóis venceram por 7 a 3, com três gols de Alfredo Di Stéfano e quatro de Ferenc Puskas, conquistando assim seu quinto título continental.

Caso seja campeão nesta quarta-feira, o Real Madrid chegaria ao seu quinto título na Supercopa da Uefa, depois das conquistas de 2002, 2014, 2016 e 2017, e se igualaria a Barcelona e Milan.

O Eintracht Frankfurt, por sua vez, é um estreante na competição. Até agora, o único clube alemão a levantar este troféu é o Bayern de Munique, campeão em duas ocasiões (2013 e 2020).

Esta edição da Supercopa da Uefa também marcará a estreia oficial nas competições europeias de uma nova ferramenta para ajudar nas decisões da arbitragem, o chamado impedimento semiautomático.

Através de um sistema de câmeras capazes de monitorar 29 pontos corporais de cada jogador, o sistema permitirá às equipes do VAR detectar com rapidez as situações de impedimento.

Para esta temporada, o sistema também será utilizado na fase de grupos da Liga dos Campeões. A Fifa, por sua vez, já decidiu implementá-lo na Copa do Mundo de 2022, no Catar.

dr/rsc/cb


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias