Consumidores de cinco estados brasileiros terão novos valores na conta de energia elétrica a partir desta quarta-feira, 26. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajustes para quatro distribuidoras, com aumento de até 19,74% para clientes residenciais, dependendo da região.
As decisões envolvem a Pacto Energia Distribuição Paraná, Neoenergia Elektro, Energisa Paraíba e Equatorial Maranhão. Com isso, serão afetados consumidores no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Maranhão. As novas tarifas entram em vigor gradualmente entre os dias 26 e 28 de agosto.
Entre os reajustes residenciais aprovados, o maior será aplicado aos consumidores atendidos pela Pacto Energia, no Paraná, com alta de 19,74%. Em seguida aparece a Neoenergia Elektro, com 12,24%.
Já os consumidores residenciais da Equatorial Maranhão terão aumento de 5,20%, enquanto os atendidos pela Energisa Paraíba enfrentarão reajuste de 4,81%.
Paraná terá maior aumento
A Aneel aprovou o resultado provisório da Revisão Tarifária Periódica de 2026 da Pacto Energia Distribuição Paraná, antiga Força e Luz Coronel Vivida (Forcel).
Para as residências, o reajuste será de 19,74%. Consumidores de baixa tensão terão efeito médio de 19,67%, enquanto os de alta tensão enfrentarão variação de 16,52%. Considerando todos os consumidores atendidos pela empresa, o efeito médio será de 18,33%.
Segundo a agência reguladora, custos relacionados à compra e ao transporte de energia, além de encargos do setor elétrico, estão entre os principais fatores que influenciaram o resultado. As novas tarifas passam a valer nesta quarta-feira, 26.
São Paulo e Mato Grosso do Sul
O reajuste da Neoenergia Elektro alcançará aproximadamente 3 milhões de unidades consumidoras distribuídas por 228 municípios. Desse total, 223 ficam em São Paulo e cinco em Mato Grosso do Sul.
Para os consumidores residenciais, o aumento aprovado é de 12,24%. O reajuste médio será de 12,19% para baixa tensão e de 4,10% para alta tensão.
O efeito tarifário médio entre todos os clientes da concessionária ficou em 9,58%.
De acordo com a Aneel, entraram no cálculo fatores como custos de compra de energia, transmissão e distribuição, além de componentes financeiros. Os novos valores começam a ser aplicados na quinta-feira, 27.
Paraíba terá reajuste de 4,81% para residências
Na Paraíba, cerca de 1,94 milhão de unidades consumidoras atendidas pela Energisa Paraíba serão alcançadas pelo reajuste.
O aumento para clientes residenciais será de 4,81%. Para consumidores de baixa tensão, a variação média ficou em 4,85%. Na alta tensão, por sua vez, o reajuste médio será maior, de 9,71%.
Considerando o conjunto de clientes, o efeito médio será de 5,74%.
Segundo a Aneel, custos de transmissão e distribuição, componentes financeiros e a antecipação de recursos relacionados ao Uso do Bem Público (UBP) para modicidade tarifária estão entre os elementos considerados no cálculo. As novas tarifas entram em vigor na sexta-feira, 28.
Conta de luz também fica mais cara no Maranhão
A Aneel também autorizou o reajuste anual da Equatorial Maranhão, responsável pelo atendimento de aproximadamente 2,88 milhões de unidades consumidoras no estado.
Nas residências, o aumento será de 5,20%. Para os consumidores de baixa tensão, o reajuste médio chega a 5,25%, enquanto a alta tensão terá elevação média de 8,68%.
O impacto médio considerando os diferentes grupos de consumidores será de 5,76%.
A agência atribui o resultado principalmente aos custos de aquisição e transporte de energia e aos encargos setoriais. Os novos valores começam a valer também na sexta-feira, 28.
Quanto será o reajuste residencial?
| Distribuidora | Estado(s) | Reajuste residencial |
|---|---|---|
| Pacto Energia | Paraná | 19,74% |
| Neoenergia Elektro | SP e MS | 12,24% |
| Equatorial Maranhão | Maranhão | 5,20% |
| Energisa Paraíba | Paraíba | 4,81% |
Da IstoÉ