ROMA, 21 MAI (ANSA) – A República Democrática do Congo iniciou nesta segunda-feira (21) a campanha de vacinação contra o ebola.   

As vacinas começaram a ser aplicadas em moradores da cidade de Mbandaka, primeira em área urbana a registrar casos do vírus.   

“A vacina foi estudada em diversos testes clínicos que envolveram mais de 16 mil voluntários na Europa, nos Estados Unidos e na África e foi avaliada como segura e eficaz contra infecções do ebola”, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS).   

Ainda nesta segunda-feira, ocorreu a World Health Assembly, que discute assuntos de saúde globais, em Genebra. Uma das pautas foi como garantir a cobertura sanitária em Mbandaka, localizada a 130 km do epicentro do surto na RDC.   

De acordo com Peter Salama, enviado da OMS ao país africano, já foram registrados 49 casos de ebola, sendo “22 confirmados, 21 prováveis e seis suspeitos”.   

A África Ocidental já sofreu uma epidemia do vírus entre 2014 e 2016, quando 11,3 mil pessoas morreram, principalmente em áreas urbanas. Os países mais atingidos foram Libéria, Serra Leoa e Guiné. (ANSA)