O Royal Bank of Scotland (RBS) informou hoje que teve seu primeiro lucro anual em uma década, apesar de ter registrado prejuízo no último trimestre de 2017.

No ano passado, o RBS teve lucro operacional de 2,24 bilhões de libras, revertendo a perda de 4,08 bilhões observada em 2016. Em termos líquidos, o banco obteve lucro de 752 milhões de libras em 2017, ante prejuízo de 6,96 bilhões de libras um ano antes.

Apenas no quarto trimestre, o banco controlado pelo governo britânico apresentou perda operacional de 583 milhões de libras, que representou apenas uma fração do prejuízo de 4,06 bilhões de libras de igual intervalo de 2016.

O principal fator por trás da melhora dos resultados foi uma acentuada redução em custos ligados a processo judiciais, que diminuíram de 5,87 bilhões de libras em 2016 para 1,29 bilhão de libras no ano passado.

O RBS, contudo, ainda não conseguiu chegar a um acordo com o Departamento de Justiça dos EUA para encerrar uma investigação sobre supostas irregularidades na venda de títulos lastreados por hipotecas.

Com isso, o RBS opera em forte baixa na Bolsa de Londres. Por volta das 7h (de Brasília), o papel caía 4,5%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias