Quando o assunto é beleza, uma das principais preocupações entre as mulheres é a madeixa. Por isso, é comum a busca por fios hidratados e fortes. No entanto, manter tais aspectos pode ser uma tarefa complicada por diversos motivos, especialmente para aquelas que têm cabelo fino ou estão notando tal condição com o passar do tempo.

+ Como montar um cronograma capilar eficiente

+ Conheça opções e benefícios dos tratamentos noturnos para o cabelo

O cabelo fino pode facilitar a quebra, pontas duplas e a queda. Portanto, identificar os fatores que influenciam, é ideal para tentar reverter a situação e conquistar fios mais saudáveis.

Com informações da “Women’s Health”, confira a seguir quatro possíveis razões pelas quais seu cabelo está mais fino:

1 – Você passou por um trauma

Enfrentar algum tipo de trauma, seja físico ou emocional, pode refletir em seu cabelo. Nesse caso, a dermatologista de Nova York Marina Peredo orienta manter uma dieta rica em vitamina B, com opções como grãos integrais, proteínas e folhas verdes. O nutriente é um aliando ao fortalecimento dos fios e, por isso, ajuda a combater a queda. Ainda, vale consultar um médico especialista no assunto, bem como fazer acompanhamento psicológico.

2 – Você está sobrecarregando seus fios

Não é novidade que tingir, descolorir e/ou usar fontes de calor no cabelo prejudica a qualidade dos fios e pode causar afinamento e queda. Contudo, a sobrecarga também pode estar relacionada a determinados penteados.

+ Como clarear o cabelo sem uso de descolorante e tinta

“Tranças apertadas e rabos de cavalo puxados para trás usados ​​continuamente podem criar desgaste no couro cabeludo e nos fios, levando à fragilidade e quebra, resultando em um afinamento repentino”, alerta Marina.
Portanto, evitar tais práticas pode te beneficiar. Além disso, vale apostar no uso de shampoo e condicionador suave e sem sulfato, segundo a profissional.

3 – Fatores clínicos

Algumas condições de saúde também podem influenciar. “Pode ser um sintoma de anemia (baixa contagem de glóbulos vermelhos) ou problemas hormonais, especialmente relacionados a eventos como gravidez ou distúrbio da tireoide, que são muito comuns em mulheres”, pontua Marina.

A melhor recomendação é consultar médicos multidisciplinares, a fim de constatar a causa e iniciar o tratamento conforme seu diagnóstico e necessidades.

4 – É hereditário

Se seus pais sempre tiveram cabelo fino ou queda, pode ser hereditário. Nesse caso, o acompanhamento dermatológico é necessário para orientações individuais sobre alternativas para fortalecer os fios.