ISTOÉ Gente

Rayka Vieira será a 1ª mulher trans a disputar concurso Miss Brasil

Crédito: Reprodução/Instagram

De acordo com informações da coluna ‘De faixa a coroa’, da Folha de S. Paulo, pela primeira vez na história uma mulher transexual disputará o posto de Miss Brasil. Rayka Vieira, de 25 anos, é a responsável por conseguir esse feito histórico. Ela foi oficializada como representante de Goiás no Miss Brasil Mundo 2020 nessa quinta-feira (3).

“Nunca tinha imaginado estar neste lugar até pouco tempo atrás. Era um sonho que parecia tão distante, nunca achei que seria possível realizá-lo. Ainda estou encantada com tudo isso. A ficha de que estarei em um dos maiores concursos de miss do país está caindo aos poucos. Hoje sei que isso é totalmente possível e é um marco histórico para nós, mulheres trans. Me orgulho de ser pioneira no Miss Brasil Mundo”, afirmou Rayka à coluna.

A competição inicialmente estava marcada para o fim de outubro, porém, por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento foi adiado para o dia 4 de março de 2021. Ainda na entrevista, Rayka comenta sobre a representatividade que seu título traz, e afirma que acredita que com isso as pessoas abram mais as mentes, principalmente em relação às mulheres trans.

“Muitas meninas trans, assim como eu, têm medo de se arriscar. É uma oportunidade que eu não tinha noção de que poderia existir. Estou aqui para mostrar que é possível, um sonho que está se realizando. Não quero ser só mais uma miss, e sim mostrar que nós, mulheres em geral, não precisamos provar que temos algo mais que beleza. Somos inteligentes, fortes, guerreiras, trabalhadoras e humanas acima de tudo”, disse.

Nas redes sociais, Rayka Vieira também comentou com os fãs sobre a candidatura. Na legenda do post, escreveu: “Ser mulher pra mim, nunca foi uma questão de escolha, eu nasci mulher tanto na alma quanto no coração. Prazer, sou Rayka Vieira, miss Centro Goiano, a primeira mulher Trans a participar de um concurso de Miss Brasil , em especial o @missbrasiloficial. Esse é um momento histórico e quero usar dessa voz para mostrar a todas mulheres que juntas, somos mais fortes”.

View this post on Instagram

Ser mulher pra mim, nunca foi uma questão de escolha, eu nasci mulher tanto na alma quanto no coração. Prazer, sou Rayka Vieira, miss Centro Goiano, a primeira mulher Trans a participar de um concurso de Miss Brasil , em especial o @missbrasiloficial Esse é um momento histórico e quero usar dessa voz para mostrar a todas mulheres que juntas, somos mais fortes. Foto e coordenação : @raffarodriguess – beleza @ferreira_di – vídeo @bmq_foto_filmes – produção @marcelo_gosky – vestido: @exitusfestasenoivas – coroa: @sarneyamorim #missbrasilmundo #misscentrogoiano #primeiratransnomissbrasil #raykamiss

A post shared by Rayka Vieira (@raykavs) on

Veja também

+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ Mulher sobe de salto alto montanha de 4 mil metros

+ MG: Pastor é preso por crime sexual e alega que caiu em tentação

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar