Rayka Vieira será a 1ª mulher trans a disputar concurso Miss Brasil

Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

De acordo com informações da coluna ‘De faixa a coroa’, da Folha de S. Paulo, pela primeira vez na história uma mulher transexual disputará o posto de Miss Brasil. Rayka Vieira, de 25 anos, é a responsável por conseguir esse feito histórico. Ela foi oficializada como representante de Goiás no Miss Brasil Mundo 2020 nessa quinta-feira (3).

“Nunca tinha imaginado estar neste lugar até pouco tempo atrás. Era um sonho que parecia tão distante, nunca achei que seria possível realizá-lo. Ainda estou encantada com tudo isso. A ficha de que estarei em um dos maiores concursos de miss do país está caindo aos poucos. Hoje sei que isso é totalmente possível e é um marco histórico para nós, mulheres trans. Me orgulho de ser pioneira no Miss Brasil Mundo”, afirmou Rayka à coluna.

A competição inicialmente estava marcada para o fim de outubro, porém, por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento foi adiado para o dia 4 de março de 2021. Ainda na entrevista, Rayka comenta sobre a representatividade que seu título traz, e afirma que acredita que com isso as pessoas abram mais as mentes, principalmente em relação às mulheres trans.

“Muitas meninas trans, assim como eu, têm medo de se arriscar. É uma oportunidade que eu não tinha noção de que poderia existir. Estou aqui para mostrar que é possível, um sonho que está se realizando. Não quero ser só mais uma miss, e sim mostrar que nós, mulheres em geral, não precisamos provar que temos algo mais que beleza. Somos inteligentes, fortes, guerreiras, trabalhadoras e humanas acima de tudo”, disse.

Nas redes sociais, Rayka Vieira também comentou com os fãs sobre a candidatura. Na legenda do post, escreveu: “Ser mulher pra mim, nunca foi uma questão de escolha, eu nasci mulher tanto na alma quanto no coração. Prazer, sou Rayka Vieira, miss Centro Goiano, a primeira mulher Trans a participar de um concurso de Miss Brasil , em especial o @missbrasiloficial. Esse é um momento histórico e quero usar dessa voz para mostrar a todas mulheres que juntas, somos mais fortes”.

Instagram will load in the frontend.