Raquel Welch morre aos 82 anos

Divulgação
Foto: Divulgação

A atriz Raquel Welch morreu nesta quarta-feira (15) aos 82 anos, de acordo com informações do site TMZ. Segundo os familiares, ela morreu após um mal estar. Raquel foi uma verdadeira lenda de Hollywood, tanto como atriz como sex symbol. Suas primeiras aparições foram nos filmes “A Viagem Fantástica” e “Mil Séculos Antes de Cristo”, ambos de 1966. Apesar de serem papeis pequenos, foi sua aparência estonteante que a catapultou para a fama inicialmente.

A partir disso, seu talento começou a ser reconhecido, e ela se tornou uma das estrelas femininas mais procuradas ao longo dos anos 60 e 70, ganhando muitos prêmios no caminho, incluindo um Globo de Ouro de Melhor Atriz Cinematográfica em um Musical ou Comédia por seu papel em “Os Três Mosqueteiros”, de 1974. Ela também interpretou o pecado mortal Lust ao lado de Peter Cook e Dudley Moore na comédia “O Diabo é Meu Sócio” de 1967 e interpretou a agente secreta titular na comédia de espionagem “A Espiã Que Veio do Céu”. Welch também teve papéis no faroeste de 1969 “100 Rifles” e interpretou a protagonista transgênero Myra Breckinridge no filme dos anos 1970 “Mulher Até Certo Ponto”.

A atriz foi nomeada uma das “100 estrelas mais sexy da história do cinema” em uma edição da revista Empire em 1995 e ficou em terceiro lugar na lista das “100 estrelas mais sexy do século XX” da Playboy.

Seu nome real era Jo Raquel Tejada, e ela nasceu em 5 de setembro de 1940 em Chicago, Illinois, filha de pai imigrante boliviano, Armando Carlos Tejada Urquizo e Josephine Sarah Hall. Ela era a mais velha de três irmãos, James e Gayle Tejada.

Welch começou a estudar balé aos 7 anos de idade, mas desistiu após 10 anos, quando seu instrutor lhe disse que ela não tinha o tipo de corpo certo para companhias profissionais de balé. Aos 14 anos, Welch ganhou títulos de beleza como Miss Photogenic e Miss Contour. Ela então ganharia Miss La Jolla e o título de Miss San Diego – a mais bela da feira – na San Diego County Fair. Eventualmente ela foi nomeada Maid of California.

Após o colegial, Welch frequentou o San Diego State College com uma bolsa de estudos em artes teatrais. Sua primeira incursão em Hollywood veio como convidada em programas de televisão populares como “Bewitched”, “The Virginian” e “McHale’s Navy”.

Mais recentemente, Welch fez aparições em “Lois & Clark”, “Sabrina , Aprendiz de Feiticeira”, “Seinfeld”, “Spin City” e “CSI: Miami”.