Esportes

Rapinoe e Van Dijk estão entre indicados à Bola de Ouro 2019

Sem surpresas, Megan Rapinoe e Virgil Van Dijk figuram nas listas de indicados aos diferentes Bolas de Ouro divulgadas nesta segunda-feira pela revista France Football, e que serão entregues no dia 2 de dezembro.

A americana Rapinoe, estrela da Copa do Mundo deste ano, entra como grande favorita para o prêmio individual mais prestigioso do futebol.

A atleta de 34 anos que joga em Seattle ganhou a Chuteira de Ouro por ser a artilheira da competição e também recebeu o prêmio de melhor jogadora do torneio.

No ano passado a norueguesa Ada Hegerberg conquistou a primeira Bola de Ouro feminina da história.

Rapinoe, cuja dimensão ultrapassou o futebol ao se tornar um ícone da oposição ao presidente americano Donald Trump, é também uma figura de destaque na luta pelos direitos LGBT e a igualdade entre homens e mulheres.

Na categoria masculina há um grande suspense: no ano passado a ótima campanha da Croácia na Copa do Mundo abriu as portas para Luka Modric conquistar o troféu, que quebrou dez anos de hegemonia dividida entre o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo (5 troféus cada um).

Messi e Ronaldo estão entre os 30 indicados, e o capitão do Barcelona pode alimentar esperanças, já que em setembro – assim como Rapinoe – conquistou o prêmio Fifa The Best.

Um dos grandes aspirantes nesta temporada é Virgil Van Dijk, superado no último momento por Messi em setembro. A excepcional temporada passada do Liverpool se deu graças, em grande medida, ao zagueiro holandês. E com um grande início de temporada dos ‘Reds’ (invictos após nove partidas) suas chances não diminuíram.

Serão também entregues outros prêmios como o troféu Kopa, para o melhor jogador com menos de 21 anos.

O craque francês Kylian Mbappé, do PSG, vencedor do primeiro Kopa no ano passado, poderá repetir a dose em 2019, embora também tenha chances de faturar a Bola de Ouro.

Entre os goleiros, o troféu Yashin poderá ficar com o brasileiro do Liverpool, Alisson Becker, ou com o alemão do Barcelona, Marc-André Ter Stegen.

fbr/gh/iga/aam

Veja também

+ Entenda como a fase crítica da pandemia de Covid-19 pode ter sido superada em SP
+ Pandemia adia cirurgia e saúde de Schumacher piora
+ Telescópio Hubble é homenageado em moeda de ouro de 1 dólar
+ Tratamento desenvolvido no Brasil livra paciente do vírus HIV
+ Ford Ranger supera concorrentes e é líder de vendas
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Cantora Patricia Marx se assume lésbica aos 46 anos de idade
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior

Tópicos

ARG BRA fbl FRA GER NED POR USA