Neste sábado, 11, o fisiculturista Ramon Dino conquistou o título da categoria “Classic Physique” no Mr. Olympia 2025, em Las Vegas (EUA), e se tornou o primeiro brasileiro a vencer a “Copa do Mundo do Fisiculturismo”. Conhecido como o “Dinossauro Acreano”, Dino superou o alemão Mike Sommerfeld, que ficou em segundo lugar, e faturou o prêmio de US$ 100 mil (cerca de R$ 552 mil, na cotação atual).
Nas prévias, realizadas pela manhã, Dino já havia se destacado ao encerrar o pré-julgamento dos juízes no centro do palco — posição reservada aos favoritos. O confronto decisivo foi travado entre o brasileiro, Sommerfeld e o americano Ruff Diesel. Durante a final, o trio permaneceu no call-out principal, com o brasileiro garantindo a vitória. Antes da conquista do acreano, os títulos nacionais no Olympia eram exclusivamente femininos — 14 no total, incluindo os mais recentes conquistados por Natália Coelho (Women’s Physique) e Eduarda Bezerra (Wellness).
Trajetória do campeão
Ramon Queiroz, conhecido como Ramon Dino, tem 30 anos e é natural de Rio Branco (AC). O atleta começou a competir no fisiculturismo em 2016 e estreou no Olympia em 2021, quando ficou em quinto lugar. Desde então, o acreano se manteve entre os melhores do mundo — foi vice-campeão em 2022 e 2023, e quarto colocado em 2024.