O ex-deputado federal Alexandre Ramagem foi detido nesta segunda-feira, 13, pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE) em Orlando, na Flórida.
+Alexandre Ramagem aparece ‘sob custódia’ em site oficial do ICE
+ Eduardo Bolsonaro ‘atrapalha’ e direita deve focar em Lula, diz Ciro Nogueira
De acordo com Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA, a detenção aconteceu após uma infração de trânsito leve. Em vídeo publicado nas redes sociais, Eduardo justificou que o caso não tem relação com pedido de extradição e que Ramagem tem situação migratória regular no país.
“O status do Ramagem é absolutamente legal e ele aguarda o julgamento de um processo de asilo que normalmente é demorado, mas tem tudo para ser deferido. Há boa expectativa de que ele seja solto e continue respondendo ao seu processo de asilo em liberdade”, afirmou Eduardo Bolsonaro.
O ex-deputado disse ainda que a defesa de Ramagem trabalha para que a liberação ocorra o mais rapidamente possível.
Aliados minimizam o episódio
Aliados de Ramagem, incluindo o jornalista Paulo Figueiredo, também classificaram o episódio como uma abordagem rotineira da polícia americana após a infração de trânsito, seguida de verificação migratória.
Ramagem, que foi diretor da Abin no governo Jair Bolsonaro, está nos Estados Unidos onde protocolou pedido de asilo. O caso segue em análise pelas autoridades americanas.