Durante a forte tempestade que cai em Brasília, raios atingiram a manifestação convocada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e deixaram dezenas de feridos neste domingo, 25. Segundo informações publicadas pelo portal Uol, pessoas desacordadas foram carregadas até a única ambulância no local, onde foram sentadas ou deitadas no chão.
+Leia em IstoÉ Dinheiro – O que esperar de 2026
Apesar de o parlamentar e o núcleo principal da marcha não terem ainda chegado ao local, um grande número de manifestantes convocados pelo deputado já ocupa a Praça do Cruzeiro em Brasília. A expectativa é de chegada dos caminhantes até o final do dia.
Ainda não há dados oficiais sobre o número de feridos.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a grave situação, com uma chuva forte e pessoas aglomeradas ao redor dos feridos. Outros grupos aproximam-se e trazem mais pessoas desfalecidas. A maior parte traja capas de plástico ou porta guarda-chuvas.
Em outra imagem, é possível ver um homem sentar-se ao lado da ambulância com uma mulher debilitada, nitidamente com dificuldade de ficar em pé. Ao fundo, é possível escutar alguém no carro de som recomendar que os manifestantes mantenham-se afastados das grades e ferragens. “Muita gente passando mal. Samu, bombeiros, nós precisamos de apoio”, diz a voz no alto falante, que repete: “Afastem-se das grades.”
Ainda segundo o Uol, tendas de atendimento foram montadas no Memorial JK. As vítimas mais graves são encaminhadas ao Hospital de Base do Distrito Federal e para o Hospital Regional de Asa Norte.
O que é a caminhada liderada por Nikolas Ferreira
A mobilização consiste em uma caminhada de aproximadamente 240 quilômetros que partiu de Paracatu, em Minas Gerais, com destino à capital federal. Embora tenha iniciado com baixa adesão, o ato ganhou tração ao longo da última semana, impulsionado por convocações em redes sociais que transformaram o trajeto em um símbolo de protesto contra as condenações decorrentes dos ataques de 8 de janeiro de 2023 e da trama golpista liderada por Jair Bolsonaro.
O objetivo central dos manifestantes é protestar contra as decisões judiciais que levaram à prisão de envolvidos nos atos antidemocráticos e pedir a anistia e liberdade para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante o percurso, o grupo utiliza as plataformas digitais para divulgar vídeos e mensagens que buscam mobilizar novos apoiadores, apresentando a marcha como um ato de resistência e apoio político.
A previsão de chegada em Brasília para este domingo mobilizou as autoridades de segurança, que monitoram o deslocamento para evitar incidentes na rodovia e nas proximidades das sedes dos Três Poderes.