Um raio matou uma mulher e deixou sete feridos, entre eles, membros de sua família, neste sábado no litoral de São Paulo, em meio a fortes chuvas que atingem o sudeste, informaram as autoridades.

“Houve sequências de descargas elétricas entre a água e areia, na praia Vila Caiçara, Praia Grande, resultando em quatro vítimas, que foram socorridas pela UPA Samambaia, todas da mesma família”, informou a Defesa Civil do estado.

“Uma delas, uma senhora de 60 anos evoluiu a óbito, as demais estão em estado grave, porém estáveis”, acrescentou.

Três pessoas morreram no estado de São Paulo nas últimas 24 horas, após fortes chuvas e ventos causarem enchentes e deslizamentos em ao menos seis municípios, informou a Agência Brasil.

Um homem morreu quando o veículo no qual viajava com outro ocupante foi arrastado pela água em Sorocaba. Em Limeira, duas mulheres foram resgatadas após ficarem presas embaixo de um carro, mas não sobreviveram.

No Rio Grande do Sul, um temporal na terça-feira deixou dois mortos, informou o governador Eduardo Leite neste sábado na rede social X ao atualizar o balanço de vítimas.

Na semana passada, vendavais e tempestades atingiram a cidade de São Paulo, deixando dois mortos e milhares de pessoas sem eletricidade por pelo menos três dias.

O sul do país tem enfrentado eventos climáticos extremos nos últimos meses, como fortes chuvas e um ciclone devastador em setembro que deixou mais de 50 mortos. Segundo especialistas estes fenômenos, impulsionados pela mudança climática, tendem a se repetir.

rsr/arm/jc

X