Um raio caiu na pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (28). Por conta do evento meteorológico, o local ficou fechado para pousos e decolagens por cerca de 57 minutos. As informações são do G1.
A descarga elétrica atingiu a pista às 13h43 e a operação no aeroporto foi suspensa sete minutos depois, para que a equipe de manutenção do terminal pudesse trabalhar nos reparos do asfalto. Nenhum voo chegou a ser cancelado, no entanto, oito atrasaram e um avião de carga teve seu pouco transferido para o Aeroporto de Guarulhos.
De acordo com o aeroporto, por meio de assessoria, o impacto na operação foi pequeno devido à baixa demanda em Viracopos nesta segunda.
O asfalto foi recapeado em cerca de 40 minutos e a pista recebeu uma limpeza da equipe de manutenção antes que as operações fossem retomadas. O buraco causado pelo raio tinha cerca de 80 centímetros de diâmetro.
Esta é a primeira vez que a concessionária Aeroportos Brasil, que administra o aeroporto, registrou problemas na pista causados por raio. Viracopos possui para-raios nos prédios administrativos, no terminal e na torre de controle.