Rafa Kalimann, que tem milhões de seguidores em suas redes sociais, resolveu explicar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, após o país presidido por Vladimir Putin ter dado início a uma guerra armada na madrugada desta quinta-feira (24). No Twitter, a ex-BBB disse que tentaria resumir o que está acontecendo, mas não esperava que seria bombardeada de críticas.

De acordo com Kalimann, com o tempo a Otan se mostrou mais eficiente que a URSS que foi rompida com o fim da Guerra Fria, e muitos países começaram a forma alianças com a Otan.

“Mas a Ucrânia, que se tornou independente há apenas 30 anos, não. E, desde então, existe uma indecisão se ela se torna mais próxima da Rússia ou da Otan (lado dos EUA) onde ela demonstrou ter uma tendência maior nos últimos anos e para a Rússia isso não é nada bom”, escreveu ela no microblog.

“Acontece que a Rússia ainda vê a Ucrânia como ‘parte deles’. Importante frisar que antes a capital da Rússia era Kiev, que hoje é a capital da Ucrânia… Tem muitas questões culturais envolvidas, famílias formadas por ucranianos e russos, por exemplo. O X da questão é que a Rússia não quer um vizinho convertido ao Ocidente, um vizinho inscrito na Otan, eles querem preservar sua influência sobre uma área que já foi a cabeça da União Soviética. Tem a ver com laços culturais, mas, sobretudo, com laços políticos”, completou a apresentadora da Globo.

Após as publicações, Rafa Kalimann foi detonanda pelos internautas, que alegaram falta de especialização no assunto para ela falar com tanta propriedade.

Veja as reações dos usuários:

“Eu deveria ter seguido minha intuição e parado no ‘Rafa Kalimann resumindo o conflito Rússia e Ucrânia’, mas fiz a burrice de ler tudo. Onde faz para desver?”, disse um seguidor.

“Rafaela, você não é internacionalista, você não é jornalista política, você não possui instrução em ciência política ou qualquer percepção de história internacional ou sequer de política externa. Em respeito aos seus seguidores, apague isso. É pura desinformação”, disparou outro.

“Cara, não faz isso. Visão blockbuster muito errada que você está fazendo. Ser contra bombardeio todos nós somos. Mas, explicar dessa forma, com visão Ocidental, é muito errado, disseminando esse pensamento de EUA salvador do mundo é muito atrasado”, comentou um terceiro.

Rússia X Ucrânia

Na madrugada desta quinta-feira (24), a Rússia iniciou uma operação militar de invasão da Ucrânia. Após o início das mobilizações russas, houve registro de explosões e ataques a unidades de fronteiras ucranianas, além de movimentações de tanques.

As ofensivas da Rússia fizeram as sirenes de emergência dispararem na Ucrânia e o presidente Volodymyr Zelensky adotar lei marcial no país.