Radar para estudo de Júpiter faz teste de sucesso em Marte

ROMA, 5 AGO (ANSA) – A missão da Nasa Europa Clipper testou com sucesso o radar projetado para estudar as luas de Júpiter, em especial a Europa, de modo a observar abaixo de sua crosta de gelo traços de água líquida no subsolo e determinar se existem condições e ingredientes para a existência de vida.   

Os testes, realizados durante um sobrevoo em Marte, onde a sonda passou em 1º de março para realizar uma manobra de ajuste na trajetória, após ter sido lançada em outubro do ano passado, revelou que o radar Reason, desenvolvido por pesquisadores do Texas, nos Estados Unidos, em parceria com Trento, na Itália, operou por aproximadamente 40 minutos, enviando sinais em direção às planícies vulcânicas, cujos “rebatimentos” foram captados pelas grandes antenas de quase 18 metros de comprimento posicionadas ao longo dos painéis solares da sonda.   

Um total de 60 gigabytes de dados foram transmitidos com sucesso, demonstrando todas as capacidades do instrumento, que no futuro, será capaz de emitir ondas que possam penetrar quilômetros de gelo e detectar a presença de potenciais oceanos líquidos.   

A sonda, que está agora a aproximadamente 450 milhões de quilômetros da Terra, continuará sua jornada. Em dezembro de 2026, a missão realizará uma nova manobra de assistência gravitacional com seu planeta de origem, chegando ao sistema de Júpiter em 2030, onde realizará 40 sobrevoos na lua Europa.   

(ANSA).