O Raça Negra completou 40 anos de carreira. Para celebrar o aniversário, o grupo está realizando uma série de eventos especiais, como shows e até um navio temático. À ISTOÉ Gente, o vocalista Luiz Carlos e seus músicos avaliaram o sucesso e destacaram animação com o marco. 

“Há 40 anos estamos pelo Brasil espalhando um pouco do romantismo da música brasileira. Lá atrás, na década de 80, a banda surgiu com uma proposta diferente para o samba… hoje estamos aí, acho que mais maduros, envolvidos com outros ritmos e artistas, isso é muito bacana”, avalia Luiz Carlos. 

Para ele, o público é o fator primordial para o sucesso longínquo do grupo, que contagia diferentes gerações. “Eu vejo do palco as crianças que acompanham a família cantando, fico impressionado, porque a música é atemporal mesmo, não tem data de validade”, comenta.

O grupo considera uma honra chegar aos 40 anos sendo representante da música. “É emocionante relembrar tudo o que passamos juntos, as histórias que vivemos juntos”, completa Luiz.

Mais sobre Raça Negra

O Raça Negra surgiu em 1983, com nova proposta ao samba, trazendo elementos de sopro que mudaram a sonoridade do estilo musical. As pequenas apresentações, então, deram espaço aos grandes palcos e recordes de público. A primeira faixa de sucesso do grupo, “Caroline”, tomou as rádios e deu nome a muitos bebês.

Nesses 40 anos, a banda segue embalando multidões e é conhecida por diferentes gerações. No Instagram, conta com 1,5 milhão de seguidores e, no Spotify, registra 3 milhões de ouvintes mensais.