França e 14 países, incluindo Canadá e Austrália, “convidam” os países do mundo a expressarem a sua vontade de reconhecer um Estado da Palestina, afirmou nesta quarta-feira (30) o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Noël Barrot.
“Em Nova York com mais 14 países, a França lança um apelo coletivo: expressamos nossa vontade de reconhecer o Estado da Palestina e convidamos aqueles que ainda não o fizeram a se juntarem a nós”, escreveu Jean-Noël Barrot no X.
A França lançou este “apelo de Nova York” no fim de uma conferência ministerial na ONU sobre a solução de dois Estados para o conflito israelense-palestino.
Além da França, dois membros do G20, Canadá e Austrália, fazem parte do apelo. Os outros países signatários são: Andorra, Finlândia, Islândia, Irlanda, Luxemburgo, Malta, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, San Marino, Eslovênia e Espanha.
Nove deles, que até agora não reconheceram o Estado palestino, “expressam a vontade ou a consideração positiva de seu país” para fazê-lo: Andorra, Austrália, Canadá, Finlândia, Luxemburgo, Malta, Nova Zelândia, Portugal e San Marino.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou na terça-feira (29) que o Reino Unido reconhecerá o Estado da Palestina em setembro, a menos que Israel adote diversas “medidas substanciais” em Gaza, incluindo o acordo de um cessar-fogo.
Na última quinta-feira, o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que a França reconheceria oficialmente um Estado da Palestina na Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro.
Este apelo dos 15 países foi tornado público ao final de uma conferência ministerial realizada na segunda e na terça-feira em Nova York, por iniciativa da França e da Arábia Saudita, que tentam manter viva a solução de dois Estados para resolver o conflito israelense-palestino, uma hipótese abalada pela guerra em curso em Gaza e as colonizações na Cisjordânia.
Durante esta conferência, vários países árabes, incluindo Arábia Saudita, Catar e Egito, instaram o Hamas a entregar suas armas à Autoridade Palestina.
fz/sva/sba/pb/zm/dd/aa