Cultura

Quino achou que Mafalda ficou obsoleta, o público não

O cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, conhecido como Quino [1932-2020], será lembrado por sua vasta e crítica obra. Mas entre tantos personagens criados, foi a menininha Mafalda, uma livre pensadora de mente afiada, pensamento crítico e enternecedora inocência, sua personagem de maior sucesso. Apesar de tê-la abandonada em 1983, por considerá-la “obsoleta”, ela segue sendo sua personagem mais querida entre os leitores.

Suas tirinhas foram traduzidas para mais de 25 línguas, e a personagem tornou-se famosa e até mesmo temida. Quando perguntado sobre o que achava da menina prodígio, o escritor argentino Julio Cortázar disse “não importa o que eu penso de Mafalda. Me incomoda o que ela pensa de mim.” Até hoje a sagacidade e simplicidade da menina nascida da mente de Quino intriga intelectuais e encanta leitores.

Como vários autores de personagens marcantes, o desenhista em algum ponto considerou que sua personagem não fazia mais sentido, e acreditou que bastava isso para partir para novas criações. E como sempre acontece, para desespero dos artistas, não era isso que os fãs pensavam. Em entrevista ao Estadão em 1999, Quino discutiu os rumos e o que considerou o esgotamento das tirinhas de Mafalda. Contou, também, como buscava em novas criações apresentar suas críticas à sociedade moderna.

+ “Filho é um inferno e atrapalha”, diz Fábio Porchat sobre não querer ser pai

Curiosa e questionadora, humanitária e idealista, Mafalda testa a lógica e as ideologias do mundo adulto. Do alto da simplicidade dos seus 6 anos de idade, desconstrói as argumentações mais elaboradas e coloca em cheque as mais tradicionais teorias políticas.

Veja também

+ A incrível história do judeu que trabalhou para os nazistas na Grécia
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela
+ Novo Código de Trânsito é aprovado; veja o que mudou
+Jovem é atropelado 2 vezes ao tentar separar briga de casal em Londrina; veja o vídeo
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel
+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês
+ Por que não consigo emagrecer? 7 possíveis razões
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Educar é mais importante do que colecionar
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

Tópicos

Mafalda morte Quino