O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), foi o entrevistado da live da ISTOÉ nesta terça-feira (20). O petista falou sobre o enfrentamento à crise sanitária do Covid-19 no país, comentou a implantação do lockdown em sua cidade e mostrou resultados positivos sobre sua decisão de implementar medidas de isolamento social mais severas.

O chefe do executivo na cidade paulista avaliou as medidas do combate ao Coronavírus pelo governo federal e analisou o cenário político da eleição presidencial em 2022.

“A saída viável para o Brasil é a eleição de Lula presidente”, disse.

Graduado em ciências sociais na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara e mestre em engenharia de produção na Universidade Federal de São Carlos, Edinho decretou um isolamento social em seu município com sérias restrições.

Para diminuir o número de internações e mortes na cidade do interior paulista, as medidas restritivas adotadas pelo prefeito levou ao confinamento total das pessoas por 15 dias. O resultado positivo é que houve queda de 77% no número de diagnósticos positivos da doença, 71% nas internações e 63% nos casos de óbitos. “Lockdown é um remédio amargo que surte efeito”, diz.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Edinho disse ainda que a situação vivida no seu município e em centenas de outras localidades brasileiras têm responsável e endereço certo: O Palácio do Planalto.

“O Brasil está totalmente à deriva no combate à pandemia. Estamos vivendo a maior tragédia humanitária da nossa história”, lamenta.

“Se tem hoje uma liderança política capaz de unificar o país, esta pessoa é Lula. Vai ser uma eleição difícil”. Questionado sobre um possível impeachment, ele completa: “Quero tirar Bolsonaro pelo voto”.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias