O cantor e compositor Péricles, de 55 anos, considerado um ícone do pagode romântico e um dos maiores nomes do pagode brasileiro, reuniu jornalistas, amigos e fãs na noite de terça-feira, 15, para antecipar o lançamento da primeira parte do projeto audiovisual “Pagode do Pericão” – Ao Vivo em São Paulo.
Gravado no dia do aniversário da cidade, em 25 de janeiro, no Pavilhão do Anhembi, o álbum contou com a presença de grandes nomes da música brasileira, como Seu Jorge, Maria Rita e Thiaguinho, além de um público de aproximadamente 20 mil pessoas.
O álbum apresenta releituras de canções do samba e do pagode que fizeram grande sucesso entre os anos 1980 e 2000. Nesta primeira leva, estão hits do Grupo Raça, Almir Guineto, Grupo Pirraça, Jorge Aragão, Leci Brandão, Grupo Molejo, Grupo Samba Lá De, Jovelina Pérola Negra, entre outros.
Após o sucesso das edições de 2019 e 2022, Péricles retomou o projeto em uma turnê nacional, que já passou por cidades como Brasília, Salvador, São Paulo, Recife e Belo Horizonte. Agora, as apresentações seguem para Ribeirão Preto, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Considerada um marco significativo na carreira do artista, a “Parte 1” do Pagode do Pericão será lançada em todas as plataformas de música nesta quarta-feira, 16 de abril, e trará, logo de cara, 11 faixas.
Confira todas as faixas
- Sou Sereno (Carlos Cesar Matheus / Wilson Rodrigues)
- Conselho (Adilson Pinheiro Bispo / José Roberto Rangel Chapelem)
- Boca Louca feat. Seu Jorge (Jose Carlos Pereira)
- Quem de Nós (Beto Correa / Pagom)
- Coisa de Pele (Acyr da Cruz / Jorge Aragão)
- Só Quero te Namorar feat. Maria Rita (Leci Brandão)
- Sentimento de Posse (Arlindo Cruz / Jorge David Barbosa Macedo)
- Amor Estou Sofrendo (Flavio Cardoso / Jorge Aragão
- Menina de Aruanda feat. Thiaguinho (Ademir da Silva / Reinaldo Souza Amancio Silva)
- A Distância (Péricles)
- Luz do Repente (Arlindo Cruz / Franco / Marquinhos PQS)
Em um bate-papo exclusivo com a IstoÉ Gente, Péricles Aparecido Fonseca de Faria, que nasceu em Santo André, São Paulo, em 22 de junho de 1969, tem 40 anos de carreira e é considerado o “Rei da Voz”, falou sobre o novo projeto, a carreira, sonhos profissionais, opinou sobre o segmento do samba e do pagode, e comentou, com muita alegria, a notícia de que Thiaguinho, seu amigo e parceiro de tantos anos, será papai pela primeira vez. Confira abaixo a entrevista na íntegra!
ENTREVISTA
ISTOÉ GENTE: Fale sobre esse novo projeto “Pagode do Pericão – Ao Vivo em São Paulo”, cheio de releituras e parcerias com cantores amigos.
Péricles: Fiquei muito feliz por ter reunido no mesmo palco artistas de quem sou fã e que admiro. O Seu Jorge é um grande expoente da música brasileira, que leva nossa arte e cultura para todos os cantos do mundo. O Thiaguinho é um irmão que a vida me deu, e nossa parceria é e sempre será eterna. E a Maria Rita, além de ser uma pessoa maravilhosa, tem uma voz única e um talento excepcional. Além de ter os amigos nesse trabalho importante para mim, faço uma homenagem a quem chegou antes de nós e trilhou o caminho.
O “Pagode do Pericão” é um projeto do qual eu me orgulho muito e que homenageia compositores e cantores que vieram antes de nós e abriram as portas para que pudéssemos entrar. Eu penso em fazer uma homenagem a quem chegou antes de nós no samba. O melhor que eu posso fazer é compartilhar essas grandes músicas. Isso deixa uma semente e um legado.
ISTOÉ GENTE: Como você vê o cenário do samba atualmente? Ainda falta algo para coroar o segmento?
Péricles: As coisas que faltavam estão acontecendo hoje em dia, com um olhar mais profissional no segmento do samba. Hoje, o samba está em um bom momento porque existem pessoas gabaritadas para isso, como os grandes festivais de samba e pagode.
ISTOÉ GENTE: Tem algo que você não realizou e deseja fazer em sua carreira?
Péricles: Tem um monte de coisa que eu quero realizar. Não penso em ter uma carreira internacional, mas quero que a minha música toque na Europa, quero fazer parcerias e fazer com que o samba chegue à América Latina como um todo. Quero conquistar o mundo.
ISTOÉ GENTE: Em alguns de seus trabalhos, você sempre faz parcerias com cantores sertanejos. Como vê essa união musical?
Péricles: Eu sou da música. Quanto mais eu puder fazer parcerias com outros ritmos, farei. O pensamento é compartilhar experiências e quebrar muros. Quem sabe vêm mais parcerias por aí.
ISTOÉ GENTE: Você já revelou ter um gosto musical bastante diversificado e, por ser cantor de samba, não se limita só ao seu universo. Fale um pouco sobre isso.
Péricles: Ouço de tudo, música brasileira e internacional. A maioria das músicas serve como base de estudo. Estou sempre ouvindo música, pois sempre há algo novo que aprendo.
ISTOÉ GENTE: Como vê e lida com as redes sociais para os músicos hoje em dia?
Péricles: Mudou muito a nossa maneira de produzir e compor. Isso é um reflexo do que estamos vendo hoje. Tudo é muito rápido e para ontem. Eu não perco a essência, mas me adapto à atualidade. Quero estar perto do meu público, e tem dado certo.
ISTOÉ GENTE: Você, como um paizão, como recebeu a notícia de que o Thiaguinho, seu parceiro de tantos anos, vai ser papai? Que dica você daria para a paternidade de primeira viagem?
Péricles: A gente tem amizade, respeito e uma parceria que não é de hoje. Ele vai ser um pai maravilhoso. Fiquei muito feliz e alegre com a notícia. Estou à disposição para o que ele precisar, mas claro que ele trilhará um belo caminho na paternidade. A Carol também será uma grande mãe. Vai ser uma família linda.