26/04/2024 - 13:03
A cantora Lexa chegou de viagem nesta quinta-feira, 25, se queixando de inchaço e, por isso, recorreu a uma drenagem linfática. A técnica de massagem é queridinha entre famosas como Jade Picon, Gracyanne Barbosa, Jojo Todynho, Virginia Fonseca, Anitta, Aline Campos, entre outras.
+ Lexa reclama de inchaço pós-viagem e faz drenagem; confira antes e depois
A técnica, que pode ser realizada em todo o corpo, inclusive no rosto, consiste em estimular o sistema linfático, que atua como um sistema de “despejo” de toxinas e resíduos corporais. Ele é composto pela linfa (fluido) e pelos linfonodos, estruturas que funcionam como filtros, monitoram o fluxo de linfas e produzem células e anticorpos para combater infecções. O corpo humano contém mais de 600 linfonodos, muitos deles localizados no pescoço, virilha e axilas. As informações são do “POPSUGAR”.
Diferentemente do sistema circulatório, o sistema linfático não é bombeado pelo coração. Isso significa que, por vezes, pode haver um acúmulo de fluidos em seus vasos, o que pode ser minimizado por alguns minutos de massagem. Dessa forma, o portal destaca que massagear, especialmente locais onde os linfonodos estão localizados, pode aumentar a drenagem linfática, reduzir a retenção de líquidos e estimular a circulação.
“Teoricamente, por meio da eliminação do excesso de líquidos e toxinas, a massagem linfática pode levar à diminuição do inchaço e da inflamação [corporal]”, pontua a dermatologista Onyeka Obioha-Lolagne.
Benefícios da massagem vão além de eliminar o inchaço
No corpo ou no rosto, a drenagem estimula a circulação sanguínea, elimina o inchaço e favorece o rejuvenescimento. Além disso, embora tenha efeitos imediatos, os resultados são graduais, conforme manutenções — que podem ser realizadas em casa manualmente com técnicas de automassagem. Contudo, a técnica não é capaz de provocar o emagrecimento e não dispensa pratica de atividade física e dieta balanceada.
Os benefícios não se limitam a retenção de líquidos. À ISTOÉ, Thais Andrade, esteticista, especialista em massagem e artista da Loveena, recomenda: “Quanto mais cedo começar, melhor”. Conforme destaca a profissional, a prática ainda libera hormônios como serotonina e endorfina, responsáveis pela satisfação, bem-estar e relaxamento, conjunto necessário nos cuidados diários.