Os preços dos carros não param de subir. Por isso, as escolhas estão cada vez mais difíceis. Fãs de determinados modelos estão sendo obrigados a baixar de categoria. Nem sempre isso é suficiente. Às vezes, é preciso também mudar de marca. Talvez seja esse o caso de Christina Mesquita, uma leitora de Manaus que me escreveu pedindo orientação sobre um bom hatch na faixa de R$ 37 mil. Ela tinha muitas dúvidas, mas também algumas certezas. Veja se as dicas que dou para ela também servem para você.

CHRISTINA – Tenho um Astra 2009, comprei zero, e antes dele tive um Corsa Hatch 1.0. Gosto da Chevrolet. Nunca tive nenhum problema grave com o Astra. Quero comprar um carro novo, mas estou em dúvida entre o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. Também considero o Toyota Etios. Essa decisão está sendo feita em função de valores, se eu pudesse compraria um Jeep Renegade. Sou apaixonada por ele. Tenho um filho de 3 anos, que anda comigo para cima e para baixo. Então não preciso de um carro grande nem de porta-malas grande. Meu Astra é 2.0, mas não corro muito.

SERGIO – Os três são boas compras. Você quer uma versão de entrada (1.0 ou 1.3) ou mais equipada?

CHRISTINA – Sou muito analfabeta automobilisticamente. Nem sei dirigir carro automático. O meu atual gasta MUUUUITA gasolina. Estava pensando em 1.0 mesmo, embora aqui em Manaus tenha muitas ladeiras. Morro de medo de parar numa e não conseguir subir. Não sei no que o 1.3 é melhor que 1.0. Tem mais força para subir ladeira?

SERGIO – Os carros com cilindrada maior normalmente têm mais potência. Mas isso está mudando com o chamado downsizing. Hoje os motores turbo têm cilindrada menor e mais potência. No caso das ladeiras, o que conta mais é o torque, que é a força do motor. Quanto você pretende gastar?

CHRISTINA – Anúncio de carro é assim: “A partir de…” Então, quero um com travas e vidros elétricos, não precisa ter airbags nem precisa ser automático. Por ora, meu sensor de ré é meu feeling mesmo e até hoje nunca bati. Sou razoavelmente boa de baliza. Quero gastar no máximo R$ 37 mil. Acho que o Onix custa mais ou menos isso, é pequeno, para mulher, sem muito tric tric. Tenho 42 anos e não sou muito dessas coisas de volume do rádio no volante, botãozinho, botãozão… nem aquelas telinhas tenho no carro… ou computador de bordo.  Não pense que sou barbeira por não querer essas coisas, sou precavida mesmo. Uma amiga bateu o carro na semana passada quando dirigia falando comigo pelo WhatsApp…

Terminado o diálogo, vamos às respostas. O Onix 1.0 LS, que seria o mais barato na procura de Christina, está cotado em R$ 39.190. O HB20 1.0 custa R$ 41.655. E o Etios 1.3 X sai por R$ 44.120. Pelo preço, já descartamos o Etios. Quanto ao Onix, essa versão básica está saindo de linha. Talvez seja possível encontrar algumas unidades em estoque nas concessionárias e vale até pedir desconto, pois a GM começa a vender em 29/08 o Onix 2017, reestilizado. Os preços subiram bastante. O Onix mais barato agora será o LT 1.0, por R$ 44.890 (e assim ele fica mais caro do que o Etios, que eu tinha descartado).

Resta, então, o HB20. Ele tem motor 1.0 de três cilindros com 75/80 cavalos (gasolina/etanol), câmbio manual de cinco marchas, ar-condicionado, direção hidráulica, travas elétricas nas portas e no porta-malas e vidros elétricos. Importante: tem sistema isofix para prender cadeirinhas infantis (coisa que o Onix não tem). Seu preço de R$ 41.655, porém, passa muito da faixa.

Por isso, quero sugerir para a Christina uma outra opção: o velho e bom Volkswagen Gol. Mas o Gol? Sim, o Gol. Ele mudou bastante recentemente e suas vendas vêm crescendo. O motor agora é 1.0 de três cilindros também. Isso faz o carro gastar menos. Ele ficou muito mais econômico. Anda bem. O interior foi totalmente modificado e o painel perdeu aquela sensação de estar sufocando as pessoas. Ele não tem isofix (mas para quem não queria nem airbag, talvez não seja tão importante), mas tem travas e vidros elétricos. A potência com etanol (82 cavalos) é um tantinho melhor que a do HB20. A força também. Com gasolina, a potência é igual (75 cv). E a direção é hidráulica.

Gol+Trendline+2017

O Gol Trendline básico tem apenas duas portas e custa R$ 34.250. Mas eu recomendo três opcionais: ar-condicionado (R$ 2.880), quatro portas (R$ 1.940) e Interatividade Media (R$ 861), que inclui rádio AM/FM, Bluetooth, MP3 player, entradas USB, auxiliar e SD-Card, além de um ótimo e prático suporte para o celular. Assim, Christina pode falar com as amigas enquanto dirige sem correr riscos. Completo, o Gol Trendline sai por R$ 39.931. Dentro das possibilidades e dos preços atuais dos carros, é uma boa compra.