Saúde da mulher

Quer mudar o cabelo em casa? Confira dicas de uma profissional

Crédito: Unsplash

Nesta quarentena, muita gente decidiu radicalizar os cabelos. Uma das alterações mais constantes é a troca da cor dos fios. Para que você entre nesse grupo com a certeza de alcançar o resultado desejado, conversamos com Ana Regina, técnica capilar da Embelleze.

Muito além do sexo: BDSM ajuda a melhorar sua autoestima e relações

8 motivos pelos quais seus braços não mudam mesmo treinando muito

O primeiro ponto é verificar se a cor desejada necessita que você faça uma descoloração nos fios. Se sim, Ana recomenda visitar um profissional da área. “Uma dica é olhar a referência de cor presente na embalagem das nossas tinturas Maxton e Natucor, que mostra uma ideia do tom a que se pode chegar de acordo com a nuance de base. Sendo possível fazer em casa, indicamos, antes de aplicar a tintura, fazer algumas hidratações nos fios, para que o cabelo esteja saudável antes de receber a tintura”, recomenda.

A dica de Ana para acertar na cor, se ela for muito diferente da natural, é mirar na sua personalidade. “Escolher uma cor que combine com seu tom de pele, sua personalidade e seus desejos”, conta. Já para colorir todos os fios, sem deixar nenhuma parte de fora, a técnica explica que é preciso utilizar espelhos e misturar bem o produto. “Recomendamos aplicar a tintura em frente ao espelho. Depois de aplicar, deve-se massagear toda a raiz com as pontas dos dedos para, depois, trazer a tintura para o meio e as pontas com a ajuda de um pincel.”

“Pegue uma toalha preta, as luvas que vêm no kit e uma presilha pra ir separando as mechas. Normalmente recomendamos começar o retoque da raiz e depois dividindo as mechas com pente de cabo fino por toda a cabeça. Deixar 20 minutos e depois ir para o comprimento, pegando mechas e aplicando com um pincel uniformemente por todo o comprimento”, diz ela.

“Indicamos fazer isso no banheiro em frente ao espelho para ficar mais fácil”, explica. Lembre-se que isso serve, principalmente, para quem tem a raiz dos cabelos grisalhos.

Caso seus fios sejam escuros, o ideal é começar pelo comprimento e deixar as pontas por último, principalmente se a coloração escolhida for mais clara do que a sua natural. Isso evita a famosa “raiz quente”, que é quando a parte do cabelo mais próxima ao couro cabeludo fica com uma cor muito acesa, forte e vibrante, por causa do calor emitido pela nossa pele. Ele faz com que o oxidante da tinta seja potencializado, “abrindo” o tom.

Quando fazer o retoque?

A coloração permanente, mesmo que tenha uma fixação bem alta, pode acabar desbotando os fios, principalmente se os cabelos forem expostos a fontes de calor com frequência, como chapinha, escova, secador. Por isso, é importante dar um intervalo entre as colorações, evitando ficar sem pintar por muito tempo, mas sem colorir os fios semanalmente. “Cabelos com os tons de ruivo, vermelho, ou com fios brancos acima de 40% , o tempo de pausa deve ser de 15 dias. Mensalmente para os outros tons”, afirma Ana.

Para cuidar das madeixas e fazer com que a cor dure mais, além de preservar a fibra capilar, Ana Regina indica o cronograma capilar. “Recomendamos utilizar essa técnica, em que se intercalam os tratamentos de acordo com a necessidade do fio, revezando entre hidratação, nutrição e reconstrução. A Embelleze tem uma família completa para o cronograma capilar, os Novex SuperFoods”, finaliza.

Veja também
+ Corpo de jovem desaparecido é encontrado em caçamba de lixo
+ Corpo de Gabby Petito é encontrado, diz site; legista afirma que foi homicídio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Vídeo: família é flagrada colocando cabelo na comida para não pagar a conta
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Instituto Gabriel Medina fecha portas em Maresias
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio