POLÍTICA

Quênia diz ter desmantelado rede do grupo EI que planejava usar antraz


A polícia do Quênia anunciou ter detido três quenianos suspeitos de pertencer ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI) que tinham planejado, segundo os agentes, um ataque biológico com antraz.

O homem e as duas mulheres presos na sexta-feira pertenciam a “uma rede terrorista do leste da África, ligada ao EIIL”, o Estado Islâmico no Iraque e no Levante, outro nome do EI, anunciou o chefe da polícia queniana, Joseph Boinnet, em um comunicado na segunda-feira.

Os três são acusados de ter “planejado ataques em grande escala”, incluindo “um ataque biológico no Quênia com a ajuda de antraz” (bactéria Bacillus anthracis), disse Boinnet.

Mohammed Abdi Ali, suposto líder do grupo, um estudante de medicina de Wote, 130 quilômetros a sudeste de Nairóbi, foi detido no Quênia e está preso por 30 dias, enquanto os investigadores reúnem provas.

Dois cúmplices, incluindo sua esposa, Nuseiba Mohammed Haji, médica residente, e outra mulher, Fatuma Mohammed Hanshi, foram presas em Uganda, país fronteiriço com o Quênia.


+ Após cobertura ser arrematada em leilão, Carlinhos Mendigo se recusa deixar propriedade
+ Mulher desaparecida é encontrada dentro de cobra píton
+ Furão é estrela de vídeo que recria cenas do filme Ratatouille



Outros dois suspeitos, Ahmed Hish e Farah Dagne, também estudantes de medicina, estão foragidos. A polícia ofereceu 20.000 dólares (17.000 euros) por qualquer informação que possa levar a sua prisão.

Segundo fontes de segurança ocidentais contactadas pela AFP, Mohammed Abdi Ali pode estar vinculado ao grupo EI, mas seu trabalho implicaria o recrutamento de africanos do Leste para enviá-los a combater na Líbia ou na Síria, e não a preparação de um ataque no Quênia.

tmc/cyb/ndy/jvb/pc/ma

Veja também

+ Receita simples de bolo Red Velvet
+ Yasmin Brunet comemora vitória de Gabriel Medina
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS