Quem são os irmãos do rei Charles III e por que Andrew virou ex-príncipe

A prisão de Andrew foi a primeira em mais de 300 anos da família real

O rei Charles III
O rei Charles III Foto: POOL/AFP

A prisão de Andrew Mountbatten-Windsor, nesta quinta-feira, 19, abalou a imagem da família real britânica — embora ele já tivesse sido afastado de suas funções e perdido títulos e honrarias monárquicas. Andrew é suspeito de “má conduta no exercício de funções oficiais” e também foi alvo de mandados de busca.

Como sucessor direto da rainha Elizabeth II e do príncipe Philip, o rei Charles III possui relações distintas com cada um de seus três irmãos. Ele e a princesa Anne nasceram com apenas 21 meses de diferença e cresceram muito próximos. Já o relacionamento com Andrew deteriorou-se drasticamente, sobretudo após a repercussão negativa sobre a proximidade do então príncipe com Jeffrey Epstein. Com 15 anos de diferença, o monarca e o príncipe Edward não tiveram tanta proximidade na juventude.

Em outubro de 2022, Charles nomeou a princesa Anne e o príncipe Edward como conselheiros de Estado. Eles se juntaram à rainha Camilla, ao próprio Andrew, aos filhos de Charles (os príncipes William e Harry) e à sobrinha, a princesa Beatrice, na função.

Conheça os irmãos de Charles III:

Anne, a Princesa Real

Princesa Anne

Princesa Anne

Única filha de Elizabeth II, Anne é reconhecida como um dos membros mais dedicados da família real, participando de mais de 400 eventos públicos por ano. Destacou-se no hipismo, chegando a competir nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Devido às antigas leis de primogenitura, ocupa a 16ª posição na linha de sucessão. De seu primeiro casamento, com Mark Phillips, teve dois filhos: Peter Phillips (17º na sucessão) e Zara Tindall (20ª). Seus netos completam a sequência até o 23º lugar. Após se divorciar em 1992, casou-se com o vice-almirante Timothy Laurence.

Edward, o Duque de Edimburgo

Edward

Edward

O filho mais novo de Elizabeth II herdou o título de Duque de Edimburgo de seu pai, assumindo diversas funções que antes pertenciam a Philip. Atualmente, é o 13º na linha sucessória. Casado com Sophie, a Duquesa de Edimburgo, o casal tem dois filhos: James (Conde de Wessex) e Lady Louise Mountbatten-Windsor, que ocupam a 14ª e 15ª posições na sucessão, respectivamente.

Andrew

Andrew

Andrew

O segundo filho homem da rainha Elizabeth II anunciou sua retirada da vida pública em 2019, após o escândalo de sua amizade com o financista Jeffrey Epstein, condenado por crimes sexuais. E-mails de 2010 revelam que Andrew enviava relatórios de visitas oficiais a Epstein minutos após recebê-los de seus assistentes.

Andrew foi acusado de agressão sexual por Virginia Giuffre, principal testemunha do caso Epstein. Ele sempre negou as acusações. Recentemente, novas fotos divulgadas em janeiro mostram o ex-príncipe em situações suspeitas com outras mulheres no âmbito dos arquivos de Epstein. Apesar de ter perdido suas honrarias, ele permanece em 8° lugar na linha de sucessão. Uma remoção formal exigiria legislação específica e o consentimento das nações da Commonwealth, protocolo invocado pela última vez na abdicação de Eduardo VIII, em 1936.