A Polícia Civil de São Paulo apreendeu toneladas de suplementos alimentares no dia 5 de novembro durante uma operação em endereços ligados à Soldiers Nutrition, empresa do casal Yuri Silveira de Abreu e Fabiula de Arruda Freire, conhecidos como “rei e rainha da creatina”.

Em contato com o site IstoÉ, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) pontuou que os itens apreendidos passarão por perícia e os laudos serão analisados pelas autoridades assim que concluídos. A Soldiers Nutrition tem mais de 180 mil seguidores no Instagram e comercializa suplementos alimentares em sites de marketplace.

+ Associação reprova 18 marcas de creatina vendidas no Brasil; saiba como identificar um produto falso

+ Creatina: 8 dúvidas respondidas sobre o consumo do suplemento

De acordo com o jornal “Folha de S.Paulo”, um centro de distribuição de produtos na zona leste de São Paulo (SP) e uma unidade de manipulação de cretina em Jundiaí (SP) – cidade localizada a cerca de 60 quilômetros da capital paulista – foram interditados pela Vigilância Sanitária.

O faturamento da Soldiers Nutrition para este ano é estimado em R$ 250 milhões e a creatina produzida pela companhia foi aprovada pelo ranking da Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais) publicado em outubro.

“Rei e rainha” da creatina

De acordo com a “Forbes”, Yuri de Abreu decidiu entrar no ramo de suplementos quando descobriu que seria pai e perdeu o emprego em 2014, aos 21 anos. Na época, o empresário começou a fazer musculação e percebeu a disparidade nos preços de creatina, revendendo o produto em academias.

Em 2023, a Soldiers Nutrition teve um faturamento de R$ 150 milhões e uma nova unidade de dez mil metros quadrados está sendo construída em Cajamar (SP) – cidade localizada na região metropolitana da capital paulista – com capacidade para produzir 300 mil produtos por mês, segundo a “Exame”.

Nas redes sociais, Yuri de Abreu compartilha frases motivacionais e a rotina, além de publicar fotos ao lado de personalidades como Ronaldo Fenômeno e Neymar. O empresário tem mais de 100 mil seguidores no Instagram;

Fabiula Freire é sócia e co-fundadora da Soldiers Nutrition, além de ser esposa de Yuri de Abreu. A empresária, conhecida como “rainha da creatina”, também compartilha a rotina e frases motivacionais em suas redes sociais. O perfil do Instagram ainda é utilizado para a divulgação de promoções de produtos da empresa.

Operação da Polícia Civil

Segundo as autoridades, o centro de distribuição interditado era um galpão destinado ao depósito de móveis, mas era usado para estocar alimentos. Já no estabelecimento em Jundiaí, os responsáveis não tinham licença para a confecção de suplementos e o endereço não constava nos rótulos dos produtos da marca, algo obrigatório.

As forças de segurança apontaram que a empresa utilizava técnicas precárias para a produção de creatina, com a matéria-prima da substância ficando exposta a contaminação, e informações erradas nos rótulos.

Conforme a SSP-SP, as investigações são realizadas pela 3ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais) do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). A polícia apura possível falsidade ideológica e crime contra as relações de consumo.

O que diz a Soldiers Nutrition

Em nota enviada ao site IstoÉ, a Soldiers Nutrition reafirmou compromisso com a “transparência, ética e qualidade dos produtos”. “As alegações veiculadas contém informações incorretas, que não refletem nossas práticas e valores. Cumprimos rigorosamente as normas legais”, apontou a companhia.

Ainda, a Soldiers Nutrition declarou que auditorias periódicas são realizadas com os produtos e são feitos testes de qualidade em laboratórios de referência. “Estamos adotando todas as medidas necessárias para esclarecer os fatos e seguimos firmes em nossa missão de promover saúde e bem-estar com segurança e confiança”, afirmou a empresa.

Segundo a companhia, os dois endereços interditados pela Vigilância Sanitária e que constam no inquérito policial são de empresas de terceiros e sem participação societária ou ingerência da Soldiers. “São prestadores de serviços eventuais que sempre acreditamos na idoneidade. Diante do ocorrido, estamos tomando todas as providências cabíveis.”

A empresa ressaltou que sua fábrica foi vistoriada pela Vigilância Sanitária e continua operando normalmente. “Nenhum suplemento foi apreendido da fábrica da Soldiers”, apontou a companhia, acrescentando que os itens foram colocados à disposição das autoridades para serem periciados.

“A empresa não figura como ‘investigada, declarante, vítima ou parte’ no referido inquérito”, declarou a Soldiers Nutrition. “Estamos confiantes de que, com o esclarecimento dos fatos, ficará evidente a lisura de nossas práticas.”

De acordo com a Soldiers Nutrition, o inquérito não aborda “em nenhum momento” uma possível adulteração dos produtos.