Quem é Rodrigo Manga, prefeito afastado do cargo em Sorocaba

Prefeito "tiktoker" age como uma espécie de influenciador nas redes sociais e publica vídeos virais sobre projetos de sua gestão na cidade

Rodrigo Manga (Republicanos), o 'prefeito tiktoker' de Sorocaba

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), afirmou ter sido afastado do cargo nesta quinta-feira, 6. Em vídeo publicado nas redes sociais, o político voltou a dizer que é perseguido por pessoas que “tentam tirá-lo do jogo” porque ele “é uma ameaça”, sem apresentar provas das afirmações.

A gestão de Manga foi alvo de uma operação da Polícia Federal que apura suspeitas de desvio de verbas públicas destinadas à saúde em Sorocaba. Sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva foram cumpridos no município. A PF não revelou quem foram os alvos.

Em março e abril de 2025, os policiais já cumpriram mandados de busca e apreensão contra Manga no âmbito da Operação Copia e Cola, que investiga contratos suspeitos na área da saúde. Na ocasião, o “prefeito tiktoker” também disse sofrer perseguição.

Quem é Rodrigo Manga

Manga é o apelido de Rodrigo Maganhato, de 45 anos. O prefeito age como uma espécie de influenciador nas redes sociais e publica vídeos virais sobre projetos de sua gestão em Sorocaba. No TikTok, o perfil do prefeito acumula 3 milhões de seguidores. No Instagram, são 3,8 milhões.

Os vídeos do prefeito costumam ter um início chamativo, prendendo a atenção do espectador. Entre os vídeos mais populares de Manga, estão os anúncios do passe livre aos estudantes nos ônibus da cidade e da construção de um centro de convivência para entregadores de aplicativo.

Rodrigo Manga foi eleito primeira vez em 2012, para o cargo de vereador pelo PP. Antes da carreira política, formou-se em Marketing e foi gerente de uma concessionária de carros. Em 2016, reelegeu-se vereador pelo Democratas (hoje, União Brasil). Na eleição municipal seguinte, em 2020, foi escolhido pelos eleitores como prefeito pelo Republicanos. Ele foi eleito ao Executivo municipal após vencer um segundo turno contra Jaqueline Coutinho, do PSL, por 52,5% a 47,5% dos votos válidos.

Em 2024, foi reeleito pela mesma sigla. Dessa vez, venceu a eleição em primeiro turno, com 263.063 votos, o equivalente a 73,7% dos votos válidos.

Em entrevistas, Manga afirma ter sido dependente químico e destaca o papel da religião em sua reabilitação. Na primeira eleição que disputou, concorreu com o nome de urna “Missionário Rodrigo Manga”.

Com a notoriedade nas redes, o prefeito de Sorocaba passou a cogitar a possibilidade de concorrer ao Executivo estadual ou federal em 2026 pelo PRTB, partido de Pablo Marçal. Os dirigentes da sigla admitiram o interesse em uma candidatura do prefeito do interior paulista.

Manga é do mesmo partido que Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e condiciona o seu futuro político aos planos do governador paulista. Tarcísio tem dito que não pretende concorrer ao Planalto em 2026. Em um vídeo publicado nas redes sociais em 1º de abril, o prefeito anunciou sua pré-candidatura à Presidência, mas não deu maiores detalhes sobre o projeto.