O SBT anunciou nesta terça-feira, 18, a demissão de Rinaldi Faria, que atuava como consultor da emissora e, desde julho, acumulava interinamente a Superintendência Artística e de Programação. A saída foi comunicada oficialmente pela emissora, que afirmou que o encerramento do contrato ocorreu em comum acordo.
Leia o comunicado oficial do SBT sobre a saída de Rinaldi da emissora:
São Paulo, 18 de novembro de 2025 – O SBT e o empresário Rinaldi Faria comunicam, em comum acordo, o encerramento do contrato de prestação de serviços de consultoria.
Rinaldi Faria integrou a emissora há um ano como consultor e, desde julho, acumulava interinamente as responsabilidades da Superintendência Artística e de Programação.
Ele desempenhou um papel estratégico na coordenação e no desenvolvimento de conteúdo dos programas.
O SBT agradece a parceria, a dedicação e as contribuições de Rinaldi Faria e deseja sucesso nos seus próximos desafios profissionais e de seus próprios negócios .
A reestruturação da área será conduzida diretamente pela Presidência do SBT, que reforça seu compromisso em manter o avanço na jornada de transformação e inovação da emissora.
Quem é Rinaldi Faria
Aos 54 anos, Rinaldi é um nome conhecido do entretenimento infantil brasileiro. Paulistano, artista circense e mágico mirim nos primeiros anos de carreira, ele se tornou nacionalmente reconhecido por criar a dupla de palhaços Patati Patatá – um dos maiores fenômenos infantis dos anos 2000. No início, ele próprio chegou a interpretar um dos personagens.
Além de empresário, Rinaldi também passou pela TV como apresentador, com programas na Gazeta e na Rede Viva. Em sua trajetória, consolidou-se como figura influente no segmento infantil, gerenciando licenciamentos, turnês e a expansão comercial da marca Patati Patatá.
Desde 2020, ele é dono da Rede Mais Família, emissora dedicada a conteúdos com valores cristãos. Nas redes sociais, onde reúne mais de 30 mil seguidores, ele se define como “grato e temente a Deus”. É casado e pai de três filhos.
Rinaldi Faria na SBT
Rinaldi chegou ao SBT em 2023 como consultor. Neste ano, assumiu interinamente o posto que por décadas foi liderado por Leon Abravanel, um dos nomes mais tradicionais da emissora.
Segundo o comunicado do SBT, a reestruturação da área será conduzida, agora, diretamente pela presidência do SBT, “que reforça seu compromisso em manter o avanço na jornada de transformação e inovação da emissora”.
Demissão de Rinaldi Faria repercute
A demissão repercutiu entre apresentadores do canal. Durante o Programa do Ratinho, o apresentador ajoelhou-se no palco para agradecer por permanecer na emissora, em tom de ironia sobre a saída de Faria.
Nas redes sociais, Danilo Gentili também comentou o assunto, escrevendo: “Se você quer sumir, fale com o Patati. Se você quer chorar, fale com o Patatá.”
O ator Alexandre Frota, que foi diretor do SBT entre 2011 e 2012, também comentou a demissão de Faria. “Finalmente esse pastor palhaço saiu. Posso voltar ao SBT”, escreveu Frota em sua conta no Instagram.