A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro recebeu o título de cidadã paulistana na noite de segunda-feira, 25, no Theatro Municipal, no centro de São Paulo. O aluguel do local foi custeado pelo vereador Rinaldi Digilio (União Brasil).

+ Michelle Bolsonaro é homenageada após vereador pegar empréstimo para alugar teatro

O parlamentar teria pegado um empréstimo de R$ 100 mil para reservar o espaço para a realização do evento, após a Justiça proibir que a Prefeitura de São Paulo cedesse o local para a cerimônia.

Quem é o vereador?

Segundo a Câmara Municipal de São Paulo, Rinaldi Digilio nasceu em São Paulo no dia 24 de abril de 1975. Ele é pastor desde os 16 anos e possui formação em Direito pela Universidade Braz Cubas.

Ele se candidatou ao primeiro cargo público em 2016, quando recebeu 20.916 votos e foi eleito vereador em São Paulo pelo Republicanos. O parlamentar se descreve como conservador, de direita e é integrante da bancada cristã. Rinaldi já atuou para barrar mais de 50 leis e proposituras que teriam como objetivo destruir os valores cristãos e da família tradicional.

Em março de 2020, Rinaldi se filiou ao PSL e se tornou líder da bancada na Câmara Municipal de São Paulo. No dia 15 de novembro, foi reeleito vereador com 13. 673 votos. Após crises internas que causaram o fim da legenda, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou em 2022 a criação do União Brasil, fusão entre DEM e PSL.

Rinaldi Digilio é o autor do requerimento aprovado por seus pares para conceder o título à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

No sábado, 23, o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) proibiu a utilização do Theatro Municipal para o evento e estabeleceu uma multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Mesmo assim, Rinaldi resolveu manter a cerimônia no local por considerar que a ordem da Justiça era ilegal. “Mesmo que o fosse, não posso deixar que uma ação ilegal, que promove a censura e ataca diretamente uma prerrogativa do Poder Legislativo, faça com que a primeira-dama, uma pessoa honrada, passe por esse constrangimento”, disse me um vídeo divulgado no X (antigo Twitter).