Quem é Pedro Castillo, presidente do Peru que foi preso após tentar golpe

Quem é Pedro Castillo, presidente do Peru que foi preso após tentar golpe

Em meio a uma intensa crise política desde que assumiu a presidência do Peru em julho de 2021, Pedro Castillo anunciou nessa quarta-feira, 7, que está dissolvendo o Congresso do país e instaurando “governo de emergência”. O movimento ocorreu poucas horas antes de uma votação no Congresso sobre seu afastamento.

O presidente leu em rede nacional o decreto que coloca o país em estado de exceção e impõe um toque de recolher em todo Peru a partir das 22h de hoje (0h em Brasília). O presidente também prometeu convocar novas eleições legislativas e elaborar uma nova Constituição num prazo de nove meses.

Desde que assumiu o poder, Castillo lida com uma forte crise política que já lhe resultou em quatro dissoluções do gabinete, três pedidos de impeachment e ao menos seis investigações pelo Ministério Público por corrupção.

Quem é Pedro Castillo
Antes de ser presidente, Castillo era um professor de escola rural que saiu do anonimato há cinco anos como líder de uma greve nacional de professores. Ele aliou um discurso de esquerda, com a promessa de “não haver mais pobres em um país rico”, com um moralismo conservador.

Ele nasceu em Puña, povoado do distrito de Chota, região norte de Cajamarca. É casado e tem três filhos. Sua esposa é evangélica, mas ele é católico. Sua mistura de moral conservadora e reivindicações sociais por mudança se adaptou bem a um país onde a religião costuma ser um fator eleitoral.

Ele está acostumado a citar passagens bíblicas quando apela à moralidade para justificar sua rejeição ao aborto, casamento homossexual e eutanásia. Com um chapéu branco típico de Cajamarca, percorreu as regiões do Peru, até a cavalo, para obter votos.