O juiz Adilson Fabrício Gomes Filho condenou a 20 anos de prisão o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos-PB) pelos crimes de peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. A sentença foi tornada pública no domingo, 25. Além disso, o político deve pagar uma multa de R$ 750 mil aos cofres públicos.

As acusações contra Carneiro retomam o período em que atuava como secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer, na Paraíba. O parlamentar e outros acusados ainda podem recorrer da decisão.

Segundo a denúncia do Gaeco (Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado), o deputado federal, Luiz Carlos Chaves, Daniel Pereira de Souza e Fábio Magib Mazhunni Maia formavam uma quadrilha especializada em fraudes e lavagem de dinheiro.

Por meio de uma publicação nas redes sociais, o deputado federal comentou a decisão. “Para me intimidar, foram requentar uma denúncia velha, vencida, de quinze anos atrás. Uma decisão agora de um único juiz e que nós já recorremos ao Tribunal de Justiça, de novo. O mesmo tribunal que já havia anulado uma decisão anterior sobre o assunto”, acrescentou.

Quem é Ruy Carneiro?

Ruy Carneiro está em seu segundo mandato consecutivo como deputado federal, após ter sido eleito em 2018 e reeleito no ano de 2022.

A sentença do juiz Adilson Fabrício Gomes Filho não traz nenhuma referência à perda de mandato. Na esfera administrativa, o TJPB (Tribunal de Justiça da Paraíba) decidiu, em 2020, anular uma decisão da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de João Pessoa sobre uma Ação de Improbidade Administrativa em que Ruy também foi condenado. À época, a Corte acolheu a alegação dos advogados do parlamentar de cerceamento da defesa.