Quem é o deputado italiano que informou endereço de Zambelli à polícia

Reprodução/X
O deputado Angelo Bonelli Foto: Reprodução/X

O deputado italiano Angelo Bonelli ganhou popularidade no Brasil após informar, na terça-feira, 29, o paradeiro da deputada federal Carla Zambelli à polícia. Ela havia sido condenada no Brasil a 10 anos de prisão e estava há quase dois meses foragida na Itália, onde possui cidadania. A parlamentar agora aguarda o andamento do processo de extradição na penitenciária de Rebibbia.

Por meio de uma publicação na rede social X, Angelo divulgou que havia sido o responsável pela denúncia. “Forneci o endereço à polícia”, admitiu.

“Carla Zambelli está em um apartamento, em Roma. Forneci o endereço à polícia, neste momento a polícia esta identificando Zambelli”, escreveu.

O deputado acredita ter desempenhado o seu “dever de cidadão, ao contrário de quem pensava em se tornar intocável explorando a cidadania italiana”, como destacou em um comunicado.

Nesta quarta-feira, 30, ele alegou que passou a receber ameaças de morte após ter denunciado Zambelli.

“Estou recebendo numerosas ameaças, inclusive de morte, pelo ocorrido”, contou Bonelli.

Conheça Angelo Bonelli

Angelo Bonelli nasceu em 30 de julho de 1962, de modo que completa 63 nesta quarta-feira. Ele é o porta-voz do partido italiano Europa Verde, que atualmente possui aliança com o partido Sinistra Italiana. Juntos, as legendas formam a “Alleanza Verdi e Sinistra”, coligação conhecida pela defesa do meio ambiente, a justiça social e promoção de políticas progressistas.

A carreira política de Bonelli teve início na década de 1990, com foco em questões ecológicas. Ele foi um dos fundadores da Federação dos Verdes, partido pelo qual foi eleito para diversos cargos ao longo dos anos, incluindo vereador em Roma e deputado. Sua atuação parlamentar é marcada pela defesa de pautas como a transição energética, a proteção da biodiversidade e a justiça social e climática.

A defesa da Amazônia é assunto frequentemente entre as pautas de Angelo, que muitas vezes chega a citar o Brasil. Em 2022, durante as eleições presidenciais brasileiras, o deputado uma foto ao lado de Marina Silva, atual ministra do Meio Ambiente, e em apoio ao então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).