A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aprovou, nesta quinta-feira, 25, requerimentos para a quebra de sigilo bancário e para o encaminhamento ao STF (Supremo Tribunal Federal) de um pedido de prisão preventiva do advogado Nelson Willians. Ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal sob suspeita de envolvimento em esquemas de fraudes que lesaram aposentados e pensionistas na autarquia.
Durante seu depoimento à comissão, Willians se negou a assinar um termo no qual se comprometia a dizer a verdade. Além disso, conseguiu um habeas corpus do ministro do STF Nunes Marques, que lhe garantiu o direito de permanecer em silêncio e não prestar depoimento. Apesar disso, ele foi obrigado a comparecer à sessão.
+ Relator chama ‘Careca do INSS’ de ladrão e sessão é interrompida por bate-boca
O escritório do advogado prestou serviços ao empresário Maurício Camisotti, preso durante a Operação Sem Desconto por autorização da Suprema Corte, após ser apontado nas investigações como beneficiário das fraudes no INSS. Em depoimento à CPMI, Willians se recusou a responder às perguntas do relator, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), e afirmou que “não tem qualquer relação com as apurações”.
Ainda assim, nas poucas vezes em que respondeu aos questionamentos dos parlamentares na sessão, o advogado admitiu conhecer Camisotti e ressaltou que a PF “não errou” ao realizar as recentes operações para combater as fraudes na autarquia.
Quem é Nelson Willians
Nelson Willians é advogado especialista em Direito Empresarial, fundador do escritório Nelson Willians Advogados (NWADV) e bastante conhecido no Brasil.
Natural de Cianorte (PR), Willians é filho de agricultores e ganhou notoriedade ao atuar na defesa de Rose Miriam di Matteo, mãe dos filhos de Gugu Liberato, em processos relacionados à herança do apresentador.
Ele também participou de debates públicos sobre temas como a regulamentação das apostas esportivas (bets) e os instrumentos do Congresso e do Judiciário diante de ataques aos Três Poderes. Em seu livro “Loucura, Não. Coragem!”, o advogado defende o uso do marketing como um instrumento essencial para profissionais que buscam se destacar em suas respectivas áreas.
Além disso, Will ians coleciona diversos prêmios e reconhecimentos. São eles:
- Cidadão Paulistano;
- Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais;
- Cidadão Bauruense;
- Medalha Quinquagésima Quinta Legislatura – Rio Grande do Sul;
- Congratulações e Aplausos da Câmara – Rio de Janeiro;
- Cidadão Natalense;
- LEADERS LEAGUE – Labor & Employment Large-Scale Labor Litigation / Recommended 2025.