O prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), de Vitória (ES), foi reeleito neste domingo, 6, no primeiro turno das eleições municipais de 2024 com 56,22% dos votos válidos. O político foi escolhido novamente para governar a capital capixaba durante um mandato de quatro anos.
Pazolini superou João Coser (PT), que obteve 15,62% e Luiz Paulo Velloso Lucas, com 12,46%. Veja aqui o resultado final.
Lorenzo Pazolini é casado, formado em Direito e delegado de polícia. O prefeito foi titular da Dpca (Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente). O vitoriense entrou para a carreira política em 2018, quando foi eleito deputado estadual do Espírito Santo.
+ Quanto ganham os prefeitos das capitais? Salário mais alto passa dos R$ 38 mil; veja a lista
Nas eleições municipais de 2020, Pazolini venceu a disputa no segundo turno com 58,50% dos votos válidos contra João Coser (PT), que obteve 41,50%. Na ocasião o número de abstenções foi de 26,27%.
Pazolini foi o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na capital capixaba e possui histórico de apoio ao ex-chefe de estado.
Em junho de 2020, o político “invadiu” o Hospital Estadual Dório Silva, em Serra (ES), ao lado de outros cinco parlamentares. A ação foi motivada por uma fala de Bolsonaro que negava a gravidade da Covid-19 e incentivava a entrada de pessoas em unidades de saúde para checar a ocupação.
O prefeito de Vitória também participou de um grupo criado por Damares Alves, então ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, para tentar impedir que uma criança de dez anos abortasse depois de engravidar em decorrência de um estupro. Com a repercussão do caso, a criança teve que passar pelo procedimento em outro estado.
*Com informações do Estadão