A ex-senadora Heloísa Helena (Rede-RJ) retorna ao Congresso Nacional depois de 18 anos. Ela substituirá Glauber Braga (PSOL-RJ), que teve o mandato suspenso por seis meses nesta quarta-feira, 10, por decisão do plenário da Câmara dos Deputados.
Glauber disse que não chegou a conversar com ela nos últimos dois dias, mas tem confiança na ex-senadora. “Tenho confiança na trajetória e na militância da Heloísa”, afirmou.
+ Câmara decide suspender Glauber Braga por 6 meses
+ Glauber critica Motta após ser retirado da Câmara: ‘Com golpistas, sobrou docilidade’
Helena é uma das fundadoras da Rede e do próprio PSOL, que fundara em 2004, após abrir divergência com a condução do primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Rede hoje faz parte de federação com o PSOL.
O ápice da briga que levou à saída do partido e à criação do PSOL foi a reforma da Previdência encampada pela gestão petista, a quem Heloísa Helena passou a chamar de “neoliberais”.
Quando fez a opção de sair do PT, Helena era senadora por Alagoas. Ela foi eleita em 1998 e ficou na Casa até 2007. No pleito de 2006, foi candidata à Presidência da República pelo jovem PSOL. Terminou aquela disputa no terceiro lugar, com 6,85% dos votos.
Agora na Rede, ela travou uma disputa política interna com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pelo comando do partido que integra. Ela saiu triunfante contra a chefe da pasta.
Heloísa Helena é enfermeira e professora. Ela, que tem sua trajetória política ligada aos movimentos sociais, já foi vice-prefeita de Maceió entre 1993 e 1995. Ela também foi deputada estadual por Alagoas entre 1995 e 1999.