Quem é Álvaro Damião, que assume a prefeitura de BH com a morte de Fuad Noman

Prefeitura de Belo Horizonte
Álvaro Damião (União Brasil) assumiu a prefeitura de Belo Horizonte com a morte de Fuad Noman (PSD) Foto: Prefeitura de Belo Horizonte

O vice-prefeito de Belo Horizonte (MG), Álvaro Damião (União Brasil), de 54 anos, assumiu em definitivo a Prefeitura da capital mineira nesta quarta-feira, 26, após a morte do titular, Fuad Noman (PSD), aos 77 anos.

O político já ocupava o cargo mais alto do executivo no município interinamente desde a sexta-feira, 3 de janeiro, quando Noman foi internado.

Damião foi eleito vice de Belo Horizonte nas eleições municipais de 2024 e leu o discurso do companheiro de chapa na cerimônia de posse, realizada em 1º de janeiro de 2025, já que o prefeito participou de forma virtual por recomendação médica.

Álvaro Damião nasceu em 27 de setembro de 1970 e cresceu no bairro Concórdia, na região Nordeste de Belo Horizonte. O político atuou por 25 anos como repórter e apresentador da Rádio Itatiaia, cobrindo cinco Copas do Mundo, duas Olimpíadas e outros eventos esportivos nacionais e internacionais.

Damião também foi apresentador de programas esportivos na TV Alterosa, afiliada ao SBT, além de passagem pela Record. Em 2014, o jornalista criou uma organização não governamental chamada Bacana Demais para crianças, jovens e idosos para promover atividades esportivas, culturais, educacionais, da cidadania e do meio ambiente.

O jornalista entrou para a vida política em 2017, quando foi eleito para o primeiro mandato como vereador de Belo Horizonte, sendo reeleito em 2020 com 13 mil votos e se tornando vice de Fuad na disputa pela Prefeitura da capital mineira em 2024.