Por causa de sua atuação como ministro da Saúde, Marcelo Queiroga corre risco de perder um título importante para sua carreira. Segundo informações da coluna de Lauro Jardim, do O Globo, Queiroga pode perder o posto de vice-presidente honorário da Academia Nacional de Medicina, fundada em 1829 e considerada a mais importante instituição do setor no Brasil.

A possibilidade do ministro perder o cargo ganhou corpo entre integrantes da ANM, e uma carta assinada por 51 titulares que pede a destituição de Queiroga foi entregue. Francisco Sampaio, presidente da ANM, convocou uma reunião extraordinária de diretoria para esta quinta-feira.

Segundo a coluna, se o pleito for aprovado, e a tendência é que seja, ainda terá uma nova instância. Posteriormente, seria convocada uma assembleia para a votação final.

De acordo com o estatuto da ANM, todos os ministros da Saúde são nomeados automaticamente a vice-presidentes honorários. Queiroga, por exemplo, foi empossado em maio do ano passado.

Na época, ele chegou a celebrar o feito nas redes sociais: “Honrado pelo convite para receber o título de vice-presidente Honorário da Academia Nacional de Medicina, a mais antiga e renomada instituição cientifico-cultural, composta por grandes referências médicas do país”.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias